Ler é a melhor viagem: dicas de livros que ajudam em nossa evolução

A coluna desta sexta (23) é para quem está em evolução espiritual, expansão da consciência, busca espiritualidade e conhecimento

Bela Lima
Compartilhar notícia

Ler é um hábito do bem: agrega conhecimento, treina o cérebro, aprimora a memória, estimula a imaginação, dribla a ansiedade e enriquece o vocabulário, entre inúmeros outros benefícios.

Sempre gostei de ler e sou daquelas que, se o livro é bom, devoro a obra em um dia. Quanto ao gênero, tenho fases. Na adolescência, eu amava romances policiais e biografias. Confesso que tentava ler os clássicos da literatura brasileira, mas, de tão rebuscada que era a linguagem, não conseguia seguir em frente. Pretendo dar uma segunda chance.

De um tempo para cá, devido a minha fase de busca interna e transformação, tenho lido muitos livros que me ajudam a compreender melhor o universo e a mim mesma, e é sobre eles que quero falar hoje.

Para você que está passando por um momento de evolução espiritual, de expansão da consciência, quer se espiritualizar ou apenas por curiosidade, aqui vão algumas dicas:

Espiritualidade

Autobiografia de um Iogue


Conhecido como “o livro preferido do Steve Jobs”, o clássico retrata a biografia de Paramahansa Yogananda, escrita por ele mesmo. Neste best seller, o protagonista retrata a filosofia indiana narrando sua infância, a peregrinação em busca de seu mestre espiritual, a vida de cada um dos mestres de sua linhagem (Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswar), a fundação de uma escola baseada nos princípios da ciência da yoga, sua vinda para a América e uma peregrinação pela Europa e Oriente, onde teve contato com grandes santos e mestres espirituais da época. É também um passo inicial seguro para quem deseja conhecer a ciência da Kriya-Yoga, técnicas científicas avançadas de meditação iogue.

 

A Eterna Busca do Homem


Também do iogue indiano Paramahansa Yogananda, trata-se do primeiro volume de uma coletânea de palestras em que o autor revela as verdades universais da ciência da yoga aplicadas tanto na vida cotidiana, quanto em sua eterna busca espiritual. Trazem temas importantes como: autoanálise – chave para dominar a vida/eliminar do rádio mental a estática do medo; hábitos – teu amo ou escravo?; a cura pelo poder ilimitado de Deus; nervosismo – causa e cura; recompensas físicas e espirituais do jejum; a divina arte de fazer amigos; equilíbrio mental em um mundo mutável e a universidade do yoga, entre outros.

 

Bhagavad Gita


Esse livro conta a história milenar de Krishna, o representante da consciência divina, e Arjuna, o aspirante espiritual, discorrendo sobre a guerra entre dois impérios. O primeiro exército representa o estado de consciência espiritual, benevolente e amoroso com tudo o que vive. O segundo, o nosso ego, que busca prazeres e recompensas de curto prazo acima de qualquer coisa.

 

Buda – A história de um iluminado


Do conhecido médico e professor indiano Deepak Chopra, essa obra conta a história de Buda desde que era um jovem príncipe, buscando seu verdadeiro destino, até alcançar a iluminação, mudando o mundo para sempre com seus ensinamentos.

 

Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência


Do aclamado autor Eckhart Tolle, que possui vários outros títulos do mesmo gênero, mostra que a humanidade está sofrendo uma mudança de consciência e a importância dela em cada um de nós.

 

Autoconhecimento

Os quatro compromissos


Esse é para ler e reler. Leitura obrigatória. Don Miguel de Ruiz traz os ensinamentos dos Toltecas e revela a fonte de crenças autolimitantes que nos roubam a alegria e criam sofrimentos desnecessários.

 

Amar e ser livre


Neste livro, Sri Prem Baba fala sobre a qualidade amorosa e o desenvolvimento das relações, mostrando que um relacionamento feliz vai além da realização pessoal. A construção de relacionamentos amorosos, saudáveis e construtivos, é determinante para a construção de um mundo melhor, com menos maldade. Iluminando a nós mesmos, iluminaremos o mundo.

 

Propósito


Também de Sri Prem Baba. Nele, o autor nos mostra os caminhos para descobrir a missão da nossa alma, nosso propósito de vida.

 

Tomar a vida nas próprias mãos


Seguindo os ensinamentos antroposóficos, este livro propõe-se a desvendar as leis do desenvolvimento biográfico, não apenas no sentido do autoconhecimento individual, mas também como ajuda para compreensão da vida de outras pessoas. Situar nossas biografias no contexto dos processos sociais é, ao mesmo tempo, uma conscientização e um passo para realizações futuras.

 

Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas


Livro sobre o sagrado feminino. Mirella Faur fornece um material informativo para qualquer pessoa interessada em iniciar, ampliar ou aprofundar as vivências relacionadas à sabedoria feminina.

 

Física Quântica e conhecimento sobre o Universo

Frequência Vibracional


A autora e clarividente Penney Pierce nos ensina a perceber e a controlar nossa própria frequência vibracional para atingirmos melhor potencial.

 

A cura quântica


Para o ayurveda, antiga linhagem da medicina oriental, nossas células podem ser modificadas através de nosso pensamento, curando ou causando doenças. Diante disso, Deepak Chopra escreveu A cura quântica, um livro emblemático que pode trazer muitos benefícios.

 

Super Genes


Durante muito tempo, acreditamos que os genes determinavam nosso destino biológico e que eram imutáveis, mas recentes descobertas no campo da genética mostram que eles são dinâmicos e podem ser influenciados por diversos fatores. Em Supergenes, a dupla de médicos Deepak Chopra e Rudolph Tanzi discorre sobre como a ciência atual sustenta que nossos genes reagem a tudo o que fazemos, dizemos e pensamos. Oferecendo um cardápio de escolhas para seis esferas da vida – dieta, estresse, atividade física, meditação, sono e emoções –, em três níveis de dificuldade, os autores também mostram, de forma muito prática, o que devemos fazer no dia a dia para ativar o melhor do nosso código genético pela vida afora.

 

A realidade não é o que parece 


O espaço e o tempo realmente existem? De que é feita a realidade? De onde vem a matéria? O cientista Carlo Rovelli passou a vida inteira investigando essas questões, tentando ampliar os limites do que sabemos e nos guia por uma jornada maravilhosa, convidando-nos a imaginar um mundo completamente novo onde os buracos negros estão esperando para explodir, o espaço-tempo é feito de grãos e o infinito não existe – um vasto universo amplamente desconhecido.

Eram os Deuses Astronautas


É um livro que foi escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken. O autor teoriza sobre a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas (ou astronautas) que, nas épocas relatadas, teriam se deslocado. Von Däniken apresentou como provas ligações entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outros grandes mistérios arquitetônicos. Ele também cria uma teoria de cruzamentos entre os “extraterrestres” e espécies primatas, gerando a espécie humana.

 

Fogo interior


Nessa obra, Carlos Castaneda descreve parte de sua experiência com o enigmático índio mexicano Dom Juan. Este feiticeiro demonstrou a Castaneda que o mundo real nada mais é do que mera representação de um ponto de vista, e que é possível transformar a suposta realidade a partir do momento em que aprendemos a nos desfazer dos preconceitos e abrir nossa mente à verdadeira natureza do universo. A partir dos ensinamentos de Dom Juan, Castaneda relata sua incursão pelo mundo da feitiçaria e revela uma realidade ao mesmo tempo desconhecida e familiar.

 

Serpente de Luz


O livro é um relato sobre um processo que só acontece a cada 13 mil anos, quando a energia Kundalini da Mãe Terra – a chamada Serpente de Luz – emerge das entranhas do planeta e desliza como uma serpente até a sua nova morada. Nesta obra, Drunvalo conta histórias dos 35 anos que passou servindo à Mãe Terra e à Serpente de Luz.

 

O Antigo Segredo da Flor da Vida


Houve um tempo em que todos os seres vivos do universo conheciam a Flor da Vida como o padrão da criação – a estrutura geométrica pela qual entramos e saímos da existência física. Então, de um estado de consciência muito elevado, caímos na escuridão e nos esquecemos de quem éramos. Por milhares de anos, o segredo foi guardado em artefatos antigos e inscrições em pedra em todo o mundo e codificado nas células de todos os seres vivos. Atualmente, estamos despertando desse sono, expulsando da nossa mente as velhas crenças equivocadas e vislumbrando a luz dourada desse novo amanhecer que penetra através das janelas da percepção. Este livro é uma dessas janelas. Nele, Drunvalo Melchizedek esclarece os mistérios sobre como viemos a existir, porque o mundo é como é, e sobre as energias sutis que permitem à nossa consciência florescer na sua verdadeira beleza.

 

Terra: Chaves Pleidianas para a Biblioteca Viva


Este livro é um manual para uma vida inspirada, que exorta a reconhecer as energias da Deusa e o poder do sangue como ligações poderosas com o nosso DNA e a nossa herança no planeta Terra. Os ensinamentos pleiadianos podem ser comparados aos de um xamã, a antiga seita de consciência que tem servido de intermediária entre os domínios do físico e do espiritual, levando as pessoas à autodescoberta.

Espero que gostem. Boa leitura!

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile