metropoles.com

Detox depois das festas de fim de ano nem sempre é uma boa opção

Confira as dicas para que os excessos não prejudiquem os planos de um 2017 mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

As festas de fim de ano costumam trazer uns “quilinhos” a mais, dependendo do exagero. Um estudo publicado na revista científica The New England of Journal Medicine revelou que uma pessoa pode ganhar 3kg durante as comilanças de dezembro.

O detox – combinado de ingredientes para ajudar o corpo a funcionar melhor e eliminar as toxinas – é opção para muitos que sentem a consciência pesar e as calças apertarem.

A chef e nutricionista Tâmara Rolim acredita que a opção é um artifício eficiente, mas que gera resultados a curto prazo.

“Alimentação saudável deve ser um hábito diário. Se a pessoa tem o costume de se alimentar de forma errada, comendo alimentos muito processados e industrializados, fazer detox no início do ano pouco pode fazer pouco pela saúde”, destacou.

Confira as dicas da nutricionista para que os excessos não prejudiquem os planos de um 2017 mais saudável:

 

Mantenha-se ativo

Muitas pessoas tornam-se menos ativas durante os feriados. Entre compras, festas e outros eventos não sobra tanto tempo para o exercício. Para compensar a redução de tempo, é importante se exercitar em uma intensidade mais elevada. Transformar uma jornada de compras em uma oportunidade para se exercitar pode ser uma boa alternativa.

Coma menos

Ceias, almoços e confraternizações incluem muita comida e geralmente não são escolhas saudáveis. Muitas vezes, a mesa se transforma em um buffet, tornando fácil a tarefa de encher o prato várias vezes. É possível reduzir o consumo limitando o tempo perto do alimento – literalmente, sirva-se e se afaste-se da comida.

Escolha um prato pequeno, isso irá reduzir a quantidade de alimento servido. Antes de cair na tentação de se servir novamente, espere pelo menos 20 minutos, desfrute da companhia das pessoas, converse amenidades, antes de ir para o segundo prato. Esse é o tempo que demora para que a mensagem de plenitude do estômago chegue ao cérebro.

Não beba calorias vazias

 

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados contêm calorias vazias que não têm utilização para o corpo e podem contribuir com uma grande parte de ingestão calórica total. Isso não significa que não se deve desfrutar da bebida preferida, mas apreciá-la com moderação é a escolha certa.

Faça um lanche leve antes de ir para a festa

A ideia de uma alimentação leve, antes de sair de casa, causa saciedade. Vale a pena apostar em opções gostosas.

Faça escolhas saudáveis

Opte por pratos mais saudáveis: uma boa salada, peito de peru ou chester, legumes e verduras assadas, sobremesas com frutas e arroz colorido. O ganho de peso não será um problema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?