*

Em Brasília para inaugurar um novo espaço premium da Osklen, o diretor criativo e fundador da marca, Oskar Metsavaht, foi recebido por Cleuza e Juana Ferreira, donas da Magrella, e circulou pela cidade.

Por aqui, ele aproveitou para rever alguns de seus locais favoritos da capital, como a Catedral, e registrar a arquitetura brasiliense em suas redes sociais. De quebra, conversou com o Metrópoles sobre as últimas tendências do mercado de moda. Confira:

Qual a sua relação com Brasília? A arquitetura, design e fotografia da cidade costumam causar encanto em quem tem relação próxima com a arte.
Já fiz um art film sobre Brasília para um projeto em colaboração com o designer de móveis Sergio Rodrigues. Nessa iniciativa filmei em 16mm o que interessava dentro do meu olhar sobre a cidade. A arquitetura e o céu azul ocuparam a maior parte do vídeo. Brasília tem uma luz própria que só lembro de ter visto aqui…

Também acho interessante ver como a cidade tem uma beleza escultórica de uma forma minimalista que é integrada a poucas referências da natureza (sem montanhas, sem florestas, sem o mar) e ainda assim o conjunto consegue ser tão forte e belo. Em uma análise estética, penso que Brasília mostra como a mente e a mão do homem podem ser tão belos quanto a natureza.

Já o brasiliense é cosmopolita e vejo que por estar no centro do país precisa viajar. Essa prática o leva a adquirir mais cultura e essa sofisticação acontece com naturalidade. Percebo o público de Brasília dessa forma: são cidadãos do mundo.

Essa proposta de inaugurar um shop in shop na multimarcas Magrella revela mais sobre uma nova fase da Osklen ou uma nova leitura da marca sobre a cliente brasiliense?

Vejo todo o sentido em oferecermos a linha premium da Osklen aos brasilienses, através da curadoria da Cleuza e da Juana Ferreira. Elas têm um conhecimento total do que o brasiliense sofisticado curte.

Sobre o momento da Osklen, a marca sempre foi a expressão de onde eu vivia, do que eu vivia e o que eu imaginava.

Sempre tentei fazer com que a Osklen representasse um estilo de vida brasileiro de uma pessoa que se identifica com uma proposta autoral de estilo, com design e sustentabilidade. Esse lifestyle está ligado à questão de identificar a simplicidade como luxo. O novo luxo é ser relax"
Oskar Metsavaht

Cathedral – Oscar Niemeyer Cool and Brazilian

Uma foto publicada por Oskar Metsavaht (@oskarmetsavaht) em

Várias marcas de luxo têm flertado com o sportswear e você faz isso na Osklen há anos. O que tem visto nas passarelas que tem chamado sua atenção dentro dessa pegada de design esportivo e moda?

Recentemente temos visto essa influência do sportswear até mesmo nas semanas de Alta Costura de Paris, como nos desfiles das maisons Balenciaga e Chanel, ou até mesmo na descolada Vetements.

A Osklen sempre teve em seu DNA o sportswear traduzido de várias maneiras. No desfile “Rising” desconstruímos peças-chave do universo esportivo como o moleton e o jogging e experimentamos novas formas, proporções e acabamentos para o inverno 2009. O último desfile de inverno, “Golden Spirit”, também foi uma ode ao universo esportivo e trouxe fortes releituras para o tema, que está sempre permeando o nosso trabalho.

Felipe Menezes/Metrópoles

Grandes marcas gringas estão apostando no formato See now, buy now, wear now. O que acha dessa tendência de mercado e como a Osklen se posiciona diante dessa demanda?

Estamos nos alinhando ao novo calendário, ainda em formação, já que o mercado está passando por inúmeras mudanças provocadas pelas redes sociais e o consumidor não quer mais ter que esperar seis meses para ter acesso aos produtos divulgados pela mídia digital.

Nesse sentido, a chegada do “see now, buy now” vai favorecer muito a comunicação pois é uma plataforma voltada para o consumidor final. Acredito que esse novo modelo vai incrementar as vendas, fazendo uso da rede social de forma mais eficiente, já que será mostrado exatamente aquilo que estiver nas lojas naquele período.

Acredita que esse formato de desfile e semana de moda como conhecemos hoje é a maneira ideal para apresentar novas coleções e tendências?

Atualmente, com a evolução tecnológica dos recursos audiovisuais tenho achado bacana experimentar e variar na hora de apresentar novas coleções. Na última temporada do SPFW, apresentei a coleção Monbupurih em nossa Flagship Store, na Vila Madalena, em São Paulo.

O formato foi assim: peças expostas, penduradas junto a iPads Pro com fotos e filmes captados com o Iphone 6+. E ao mesmo tempo investimos em um desfile ao ar livre no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (vídeo acima).

Nós sempre tivemos o foco de comunicar a marca com pessoas que realmente compreendessem e se identificassem com a minha proposta de lifestyle na Osklen.



COMENTE

 
moda