*

A moda sustentável tem ganhado cada vez mais espaço. Isso porque os consumidores estão preocupados com os impactos ambientais e buscam formas de amenizá-los. Muitas marcas e estilistas estão se adequando a essa nova realidade.

40% das flores do comércio e indústrias terminam no lixo. Sabendo disso, as tintas derivadas das flores são uma excelente alternativa para os corantes sintéticos, que são poluentes.

O The Huffington Post mostrou a história da artesã e tintureira natural Cara Piazza, que desenvolve um trabalho para melhorar nossa relação com a natureza, ensinando as pessoas sobre os benefícios do consumo sustentável.

Moradora do Brooklyn, Nova York, Cara recolhe flores, buquês, arranjos de todos os tipos de eventos e transforma as flores em estampas de roupas. Ela conseguiu parceiros floristas, decoradores, fornecedores de orgânicos e outros comerciantes, que lhe repassam a matéria prima. Todo esse material seria jogado no lixo.

“No segundo que uma flor começa a murchar, ela não terá uma boa vida de prateleira para o cliente, que é, infelizmente, preocupado com a perfeição de uma primeira flor que floresce”, disse a artista em entrevista ao Huffington Post.

As tintas naturais usadas por Piazza não causam impacto no meio ambiente e reduzem os resíduos, diferentemente das fábricas de tintas sintéticas, que em seu processo de produção jogam tóxicos nos rios. Corantes sintéticos também contém cancerígenos tais como formaldeído, metais pesados, zinco,  cromo, assim como as dioxinas.

A técnica de tingimento com flores é feita artesanalmente, com as próprias mãos e pode ser produzida em casa, por qualquer pessoa. As flores produzem estampas naturais, coloridas e originais.

Como parte do seu negócio, Cara também oferece para as noivas o serviço de transformar os buquês usados no casório em quimonos, que elas poderão guardar depois do grande dia.

Para além dos benefícios físicos para usar corante natural, Piazza diz que há o aspecto emocional, também. “Em uma cidade onde tudo é tão alto e ocupado o tempo todo, às vezes é apenas bom sentir que algo foi tingido pela natureza e feito com amor”, disse ela.



COMENTE

 
sustentávelrosasroupas sustentáveis