*

“Estou grávida”. Essa frase, quando ouvida pela primeira vez, pode pegar de surpresa os papais. Se para as mulheres o momento desperta inúmeras incertezas, para os companheiros pode ser também um momento desafiador.

Há quase seis anos, Hilan Diener experimentou a felicidade de segurar seu primeiro filho no colo e, ao mesmo tempo, precisou lidar com a insegurança despertada durante esse período. Na época, encontrar guias e livros voltados para a paternidade era uma tarefa difícil. Para dar o apoio que desejava à mulher, Luíza Diener, o publicitário teve que aprender com os erros.

No início, tive uma preocupação gigantesca em fazer uma conexão instantânea com o meu filho. Enquanto ele estava na barriga, tentava conversar, mas, muitas vezes, me sentia meio bobo. Percebi que a conexão que buscava não ocorre imediatamente. Ela surge a partir de uma construção, de um esforço por parte do pai"
Hilan Diener

Os anos passaram e, atualmente, além dos muitos exemplares que surgiram nas livrarias sobre o assunto, canais no Youtube, sites, blogs, grupos no Facebook e no WhatsApp viraram os ombros amigos daqueles que buscam exercer ativamente a paternidade. Inclusive, entre as páginas que se popularizaram, está a de Luíza e Hilan.

As experiências vividas pelo casal brasiliense foram parar em um site, o Potencial Gestante. Com tempo, eles tiveram outras duas crianças, o espaço na internet se popularizou e, hoje, a página figura entre os principais portais voltados para a maternidade e a paternidade. No site, por exemplo, o publicitário compartilha suas vivências, erros e opiniões sobre os mais diferentes temas desse universo.

Em agosto, Hilan publicou um vídeo com dicas de como exercer ativamente a paternidade:

Além do Potencial Gestante, o Metrópoles selecionou outras páginas, grupo no Facebook e livros que podem ajudar os papais a enfrentar os desafios que aparecerão durante o desenvolvimento do bebê.

Sites e blogs

Potencial Gestante

Paizinho Vírgula

Mundo Ovo

Mamatraca

How to be a dad

Papai no controle 

 

Canais no Youtube

How to dad

Paizinho Vírgula

Facebook

Falando de paternidade

Livros

Diário de um grávido

ReproduçãoCom humor, o livro conta como é atrapalhada e emocionante a gravidez do ponto de vista masculino. Do pânico da primeira notícia até o nascimento do bebê, passando pelo primeiro ultrassom, o sumiço do obstetra, a intrigante placenta, as outras grávidas e os hormônios ensandecidos.

 

Como nascem os pais

ReproduçãoA obra apresenta textos sobre o processo de tornar-se pai. Renato Kaufmann discorre sobre os dois primeiros anos da vida de sua filha, relatando episódios aparentemente comuns na vida de qualquer pai participante.

 

Como falar para seu filho ouvir e como ouvir

ReproduçãoAs autoras mostram um método efetivo e respeitoso para o diálogo com as crianças. O livro é ilustrado com quadrinhos que retratam situações concretas e oferecem soluções inovadoras para problemas comuns em famílias.

 



COMENTE