metropoles.com

Programa da GNT causou revolta em mães ao deixar criança chorando

“Bons Sonhos” foi ao ar no dia 10 de março e logo no primeiro episódio, causou polêmica na internet

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
criança em abraço
1 de 1 criança em abraço - Foto: iStock

O novo programa da GNT – “Bons Sonhos” — causou polêmica logo no primeiro episódio, ao apresentar a técnica “Chororô do Bem”.

O programa tem como proposta ensinar os pais a colocar os filhos para dormir. No episódio que foi ao ar no dia 10 de março, a terapeuta Márcia Horbácio sugeriu ao casal Fernando e Lucília técnicas para fazer Letícia — a filha dos dois — descansar. Algumas delas era evitar telas de computadores e TVs que era hábito da menina. Além disso, a terapeuta deu dicas para o pai de como ser mais firme ao dar ordens à criança.

Após a mãe pedir uma regra para Letícia dormir e não chorar, Márcia Horbácio oferece três opções e explica que cada método tem prós e contras.

“Com colinho” seria para pegar a criança ao chorar. Apesar de pouca dificuldade, o resultado é lento. “Dança das cadeiras” era sentar ao lado da criança e se afastar um pouco a cada dia. Segundo a terapeuta, seria um exercício de dificuldade moderada com resultado a médio e longo prazo. O “Chororô do bem” poderia ser usado quando a criança chora, mas os pais teriam que acalmá-la sem pegá-la no colo. O resultado é mais rápido, porém é um exercício de dificuldade alta.

O casal optou pelo terceiro método e a criança ficou chorando sozinha por alguns minutos. Mas, no decorrer do episódio, é possível ver uma evolução positiva nos resultados. Para alguns telespectadores, a técnica pode ser prática para os pais, mas extremamente agressiva para a criança. Na internet, surgiu um abaixo assinado pedindo para a Globosat retirar o programa do ar, por estar, segundo a publicação online “Ensinando o Abandono das Crianças”.

“O programa Bons Sonhos que é transmitido pelo Canal GNT, traz técnicas que hoje já se sabe por meio de estudo que são prejudiciais para o desenvolvimento das crianças, propondo que as deixem por meio de um termo absurdo chamado ‘chororô do bem’. Não existe chororô do bem, esse tipo de conduta, faz com que a crianças se sinta abandonadas pelos pais, e acabam por dormir devido à exaustão”, diz o texto no site.

Até o momento, o projeto que foi para a web no dia 20 de março, já conta com 1.544 assinaturas e a meta é chegar a 2mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações