*

Orientação sexual é um espectro amplo e fluido. Há quem se declare hétero, gay, lésbica, bi, pan e o mais novo termo: sapiosexual. Segundo o OkCupid, a palavra refere-se a pessoas que “consideram inteligência a característica que mais as atrai sexualmente”. O site de relacionamentos é um dos mais antigos e agora é possível se cadastrar nele como sapiosexual.

O Refinery29 conversou com a psicóloga sexual Courtney Geter para entender melhor essa questão. Courtney afirma que quem prefere inteligência à beleza ou outros atributos pode se encaixar na definição. Quem é sapiosexual é a pessoa que se sente sexualmente estimulada pela inteligência de possíveis parceiros.

istock

Courtney acha o rótulo intrigante. “Entender o que desperta seu interesse é importante na hora de escolher os parceiros”. Apesar disso, ela não encara o termo como uma orientação sexual existente, mas sim como uma preferência, semelhante à cor dos cabelos, por exemplo.

Além disso, alguns artigos chamam atenção para o elitismo em torno da inteligência, que é um conceito subjetivo. Independente de ser uma preferência ou uma orientação, há ferramentas de namoro on-line que já abraçaram o termo e existem aplicativos só para sapiosexuais se conectarem, como o Sapio.



COMENTE