*

O último trimestre de 2016 já bate à porta – 2017 vem aí junto com panetones e os amigos-ocultos. Para driblar o cansaço, que parece se fazer mais presente nesses dias, selecionamos uma série de atividades para mostrar que outubro vai muito além do Mês das Crianças e do Dia das Bruxas.

O período, que começa num sábado e se encerra numa segunda-feira, guarda surpresas gostosas que podem agradar diversos perfis. Confira nossa programação, saia do sofá e viva Brasília!

Corridas variadas

O mês terá uma série de provas de rua. Entre elas, chamam atenção a Corrida do McDonald’s (9/10), a M5K Mulheres em Movimento, conhecida como a maior corrida feminina da América Latina; a corrida Pink for Life Run (29/10, no Parque do Bosque), também voltada para as mulheres e, por fim, a 1ª edição da Aliança pela Vida – Corrida contra o Câncer Outubro Rosa/Novembro Azul (30/10 no Mané Garrincha).

Dando continuidade à temática da atividade física, uma boa oportunidade de dar adeus a algumas calorias e ainda fazer uma boa ação é participar do projeto Treinar o Bem. O circuito beneficente será dia 15/10, no Gilberto Salomão.

A programação começará às 9h com treino de SlimFit coordenado pela craque Débora Flores, seguida por uma sessão de Burn Dance comandada pelo professor Bruno Mendes. O encerramento da ação será com sorteio de brindes dos parceiros Quitutices, La Kombitta, Boutique do Suco, Due Mani Cozinha e Track & Field.

 

iStock

Cultura, Cinema e Livros

Outubro também tem um festival de cinema para chamar de seu. A Mostra de Cinema Atual Espanhol movimentará o Cine Brasília, entre os dias 19 e 23/10. Na programação, “Pecados Antigos, Longas Sombras”, que manterá em suspense o espectador até o último minuto. Haverá ainda sessões de produções como “Ärtico”, “Todos estão mortos” e “Linda Juventude e Flores”. Os filmes serão exibidos em versão original em espanhol, salvo “Flores” (Loreak, em Euskera, língua do País Basco). E a entrada é gratuita.

Boa pedida também é celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29/10, e escolher um bom título. Vale o favorito ou até aquele último lançamento que já foi comprado, mas nunca encarado. Pegue seu livro, uma almofada, uma manta e aproveite para passar boas horas devorando as páginas de papel.

iStock

Outubro gourmet

A cidade contará com eventos variados em que a temática principal é: gastronomia. Há opções para todos os gostos, como a Oficina de Geleia Artesanal Mermeleia, que promete reunir gente bacana no dia 5/10, na Objeto Casa. O workshop será comandado pela dupla Mauro Concha e Thiago Henrique – juntos eles já criaram mais de 70 sabores que misturam desde morango com chia até carambola com pimenta rosa, pera com Amaretto e chá-verde com alecrim.

E que tal prestigiar a cidade e degustar uma bebida que é a cara de Brasília? Não perca o lançamento da cerveja Conic, mais uma novidade da microcervejaria brasiliense Corina Cervejas Artesanais. A cerva, que ostenta 9,1% de álcool, será apresentada em grande estilo com evento no Teatro Dulcina, também no dia 5/10. E se Blumenau tem uma Oktoberfest, Brasília também tem sua versão da festa da cerveja. Fãs da bebida podem comemorar a Oktoberfest 2016 do bar Santuário, na quadra 214 norte, no próximo dia 9. O evento promete rock, músicas típicas, salsichas alemãs, além de 14 chopes diferentes.

Boa ideia também é circular pela Brasília Doce, feirinha charmosa realizada no Brasília Shopping, dia 15/10. Nas barraquinhas, guloseimas variadas como tortas, bolos, churros, paletas, brigadeiros, brownies, cupcakes, bombons e também opções veganas, light e diet. E no dia 22/10, o evento-irmão Mercadinho do Brasília, receberá a atriz e apresentadora Carolina Ferraz.

Para encerrar a programação gourmet do mês, não perca mais uma edição do Noodle Day, no Ancho Bistrô de Fogo. O evento, comandado pela chef Renata Carvalho, trará receitas de noodle inspiradas na culinária de diversos países, a partir das 18h. Cada porção de noodle sai a R$ 29. Dia 27.

sweet-macaron-laduree

Home e Decor

Mostra de decoração, arquitetura e paisagismo mais famosa do país, a CasaCor realiza mais uma edição em Brasília. O evento seguirá até 13/10, no Lago Sul, e como em outras edições receberá o evento Luxo de Festa Pocket. Durante as quartas-feiras do mês (dias 5, 19 e 26) e na terça-feira (11/10, véspera de feriado), das 16h às 22h, o público pode conferir o melhor do mercado de casamentos, além de desfiles de noiva, noivo, dama e festa; e uma degustação de buffet.

Para brincar de ser criança

O Mês das Crianças ganha atenção especial e programação com muita diversão para o público infantil. Um dos destaques é a versão kids da festa Zeitgeist, no CCBB Brasília. A 3ª e última festa da exposição Zeitgeist – Arte da Nova Berlim será dia 12/10, com atrações para toda a família. Dentre as atrações, oficinas de discotecagem, pintura de capas de vinil, show de circo, brinquedos ao ar livre e a famosa festa Disco Baby de São Paulo, com o DJ Patife nas picapes.

Outra boa pedida para celebrar o Dia das Crianças é levar a criançada para o Pontão do Lago Sul. Em parceria com a Casa X, franquia especializada em recreação e festas infantis, o espaço receberá um evento que contará com brinquedos infláveis, pula-pula, pintura de rosto, barraquinha de algodão doce e balão mania, com a criação de balões divertidos. Também serão oferecidas oficinas de cupcake, workshop de reciclagem, aulinha de máscara e shows da Casa X. A ação vai rolar das 11h às 18h, logo após a Mormaii.

Fantasias, drinques e bruxas

E para encerrar o mês, uma boa balada. Outubro pede um Halloween (o Dia das Bruxas) como os americanos gostam de curtir. E, assim como em anos anteriores, as baladas com toques de terror ganham decorações elaboradas e sofisticadas estruturas. A produtora Manifesto organiza o RoyalWeen à fantasia, inspirado no famoso Halloween do Cipriani, de Nova York. No line up da festa, que será realizada no Royal Tulip Alvorada, no dia 22, nomes como Ivan Arcuschin, Lauro Malloy, Dudu Moreira, Rafa Rios e Jonnes Veloso.

Já no dia 29/10, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, será a vez de curtir o Halloween de Cinema, da produtora R2. A festa promete transformar o espaço num castelo abandonado e a balada ainda contará com um aterrorizante labirinto. Pensar em uma fantasia horripilante é essencial para arrasar e fechar outubro com chave de ouro.

Shows imperdíveis

Brasília recebe no dia 11 de outubro o show de comemoração de 11 anos de carreira da dupla Jorge & Mateus. No palco montado no Estádio Mané Garrincha passarão também Matheus & Kauan e Ivete Sangalo.

A cantora Roberta Sá apresenta no Centro de Convenções Ulysses Guimarães o show do novo álbum, “Delírio” no sábado (8/10). É uma chance de ver de perto uma das principais vozes da MPB da atualidade. No mesmo dia, O Rappa canta na área externa do Ginásio Nilson Nelson.

Um marco na música brasileira, o Grande Encontro será revivido por Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, dia 21 de outubro, no palco do Centro de Convenções. O show vai reunir alguns sucessos do trio, como “Anunciação”, “Banho de Cheiro”, “Dia Branco”, “Tropicana” e “Moça Bonita”.

Baiano, o cantor Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) vai ter o Parque da Cidade como cenário em show marcado para o dia 22 de outubro, a partir das 22h, no Bosque dos Pinheiros.

Após uma turnê de sucesso país afora, o show em comemoração aos 30 anos do Legião Urbana volta à cidade. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá vão reviver grandes sucessos do grupo brasiliense no dia 28 de outubro, no Net Live Brasília.

 

Colaborou Gabriela de Almeida.



COMENTE