metropoles.com

Feliz dia do “guncle”! Internet celebra tios gays de forma criativa

A data está sendo criada pela internet há alguns anos e se espalha cada vez mais

atualizado

Compartilhar notícia

istock
1 de 1 - Foto: istock

Com o propósito de desmistificar o assunto e celebrar a família, a internet está começando um movimento para estabelecer 14 de agosto como o dia do “guncle”. O termo, que é a junção das palavras gay e uncle (tio, em inglês), faz referência não só a parentes de sangue, mas aos de consideração também.

A ideia surgiu em maio de 2016, no Facebook, com o usuário C.J Hatter do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Mas a data só ganhou força em agosto do mesmo ano, após o jogador australiano de rugbi Simon Dunn postar uma imagem convocando outros gays para a celebração

“Meu objetivo ao promover esse dia é normalizar o papel de tio/primo/irmão que são gays”, explicou o atleta à revista Instinct Magazine. “Quanto mais visibilidade nós tivermos e quanto mais nós, e as pessoas que amamos, falarmos sobre o assunto, mais confortável a sociedade vai ser conosco”, concluiu.

Alguns famosos já aderiram ao movimento. É o caso do jornalista Anderson Cooper, que publicou um vídeo em seu Instagram para comemorar o dia.

My French nephew Martin on the Quadrado in Trancoso

Uma publicação compartilhada por andersoncooper (@andersoncooper) em

Na lista dos guncles, também está o engenheiro civil João Víctor Araújo, de 30 anos. Tio de quatro crianças, João nunca tinha ouvido falar do termo, mas achou a ideia uma forma leve e positiva de abordar um assunto sério.

Ele mora no Rio de Janeiro e os sobrinhos, em Brasília. Por isso, tenta viajar todo mês para ver os pequenos. “Minha relação com a família é muito boa. Quando passo uma tarde com eles, me sinto no céu”.

0

O engenheiro conta que só os sobrinhos mais velhos, de 8 e 7 anos, entendem um pouco a sua orientação sexual. “Muita gente fica preocupada sobre ‘como meu filho vai entender?’. Acho que ser tio gay não é muito diferente de ser tio hétero”, comenta.

Os sobrinhos do brasiliense perguntam como está o “tio Bruno”, em referência ao namorado de João. “Eles nunca questionaram a dinâmica e minha irmã (mãe das crianças) sempre deixou muito claro que amor é amor e não faz diferença”, afirma.

João vê nos sobrinhos a chance de realizar um pouco o desejo de ser pai. “Me planejo ao redor deles. Coisas que um pai faria com o filho. Sempre tento ser o melhor adulto para meus sobrinhos e aproveitar ao máximo minha função de tio”, conta.

Veja algumas postagens que celebram o dia do guncle:

Apparently it’s National Gay Uncles Day or something. Of course I’ll take any opportunity to post about these two! ?❤️

Uma publicação compartilhada por Jeremy Noel (@_jeremynoel) em

Celebrating #guncleday with my favorite peanut! • • • • #guncle #gayuncle #gay #instagay #gaystagram

Uma publicação compartilhada por Deontrey (@deontreymccray) em

Compartilhar notícia