metropoles.com

“Estamos grávidas”. Casal homossexual divide experiência de passar por gestações simultâneas

Norte-americanas tentaram ao mesmo tempo a fertilização in vitro para aumentar suas chances de sucesso e acabaram dando à luz com quatro dias de diferença

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Imagine ter dois bebês ao mesmo tempo. Noites em claro em dobro, fraldas, mamadas, os choros. Mas não. Não são gêmeos. As norte-americanas Emily Kehe e Kate Elazegui são casadas. Quando estavam prontas para dar o próximo passo e começaram a visitar clínicas de fertilização, não conseguiram decidir qual das duas carregaria o bebê por nove meses. Então, consumidas pelas estatísticas de sucesso em fertilizações in vitro – especialmente porque elas já beiravam os 40 anos – decidiram dar chance às duas e ver o que sairia disso. Deu tão certo, que os bebês, Reid e Eddie, nasceram com apenas quatro dias de diferença.

As dores e delícias de dividir a gravidez com a parceira foram contadas em detalhes ao blog The Cut. Kate conta que, como Emily é três anos mais jovem que ela, a médica sugeriu que a parceira se voluntrariasse à gestação. Cheia de vontade de engravidar, Kate pediu que fosse ela a primeira a tentar. Aos 48 do segundo tempo, já sem esperanças de que o procedimento desse certo, a médica então sugeriu que as tentativas em Emily começassem o quanto antes. Os resultados vieram positivos para as duas.

“Os prós e contras de ter sua esposa, outra mulher, passando pela gestação, nascimento e maternidade ao mesmo tempo que você é que você não consegue evitar a comparação. Minha gravidez era três semanas atrás da Emily. Ela tinha algum sintoma e duas semanas depois, eu tinha também. Algumas coisas eram bem parecidas, mas algumas coisas eram tipo ‘uau, espere um segundo, por que meus mamilos estão assim e os seus não?'”, conta Kate.

Ao final da gravidez, cansadas e sensíveis pela alteração hormonal, as brigas eram mais constantes e mais intensas. Além disso, a preocupação de não ter forças para ajudar a companheira na hora do parto também era real. Por isso, as duas criaram uma lista de “planos” que envolvia todo tipo de situação — inclusive a de que as duas entrassem em trabalho de parto ao mesmo tempo. Quase acertaram. Passaram apenas uma noite longe do hospital antes do nascimento do irmão de Reid.

0

Compartilhar notícia