metropoles.com

Mesmo com a crise, saiba quais são as profissões que estão em alta

O cenário profissional, em geral, anda carente de oportunidades. O desemprego bate recordes, mas há áreas que vão na contramão dessa maré

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
carreira profissão
1 de 1 carreira profissão - Foto: iStock

O cenário profissional não anda nada promissor para a maioria das carreiras. De acordo com o IBGE, em 2017, o desemprego bateu um novo recorde e já atinge mais de 13 milhões no Brasil. E esse número pode aumentar. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que este ano o país terá 1,2 milhão de desempregados a mais.

Não criemos pânico, nem tudo está perdido. Algumas profissões prometem marcar forte presença no mercado. Há áreas que crescem, destacam-se e devem ter uma boa oferta de oportunidades.

O consultor em recursos humanos Celso Bazzola afirma que para definir os setores em expansão são necessárias algumas análises. “O que leva a definirmos algumas carreiras promissoras para o próximo ano são as tendências de mercado e a economia do país. As necessidades e mudanças de comportamento também influenciam nessa avaliação”, explica.

Veja as áreas de destaque, segundo Bazzola:

  • Gestão de governança corporativa

Dirigir uma empresa nos dias de hoje não é tarefa fácil, monitorar seus resultados e manter de forma coesa a relação de investidores, gestores, conselhos (chamados de stakeholders) é fundamental e em 2017 esse crescimento continuará, visando dar sustentabilidade aos negócios.
iStock

  • Gestores de controladoria

Em momento de crise, controlar e focar na redução de custos e acompanhamento de resultados torna-se fundamental para o sucesso e superação das dificuldades.

  • Profissional de trade marketing

A fim de alavancar as vendas e os negócios, esse profissional tende a ser ainda mais importante na estratégia de recuperação.

iStock

  • Gestor de projetos em TI

A escolha da tecnologia ideal visando garantir a segurança e velocidade das informações pode ser fator decisivo no investimento e resultado da empresa. Isso reduzirá tempo, otimizando processos e mantendo um grupo menor de colaboradores altamente qualificados.

  • Profissional de agroecologia

Estando ligado ao resultado do PIB no Brasil, esse profissional ajudará a unir a sustentabilidade e sua aplicação no meio rural, uma vez que nosso país tem um campo vasto no agronegócio a ser explorado.
iStock

  • Analista especializado em Big Data

O volume de dados que circula nas redes é quase incalculável, assim, esses dados devem ser tratados e ordenados para serem úteis nas empresas. Tão importante quanto os dados é a forma como serão utilizados e é esse o papel desse profissional.

  • Especialista em gerontologia

Com o avanço de idade da população brasileira, ficará mais evidente a busca pela saúde e qualidade de vida dos idosos. Com isso, os especialistas dessas áreas terão um imenso campo de trabalho para atender esse público.
iStock

Mesmo com o potencial dessas áreas, o especialista faz um alerta importante: não é porque essas profissões estão valorizadas que automaticamente devem-se excluir as outras. A vocação continua sendo um ponto muito importante.

“Não devemos alterar os planos profissionais para outras carreiras apenas por tendências. Considero que mais importante é avaliar suas habilidades e paixão, assim, com certeza, o sucesso será inevitável”, aconselha o diretor de Estratégia de Recursos Humanos.

Ele relembra que várias profissões tiveram seus momentos de destaque e depois entraram em baixa, enquanto outras estão presentes nas empresas em destaque até hoje.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?