*

Dirigir, praticar esportes, dançar em público ou viajar são atividades vetadas a mulheres em alguns países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita.

Como forma de protesto, um clipe produzido pelo diretor musical árabe Majedalesa mostra mulheres praticando ações proibidas. As imagens motivaram debate no país.

Desde que estreou, dezembro de 2016, “Hwages” tem dado o que falar. O vídeo já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. O título pode ser traduzido como “preocupações” ou “obsessões”. No clipe, mulheres denunciam o comportamento de homens sauditas que causam transtornos mentais e emocionais ao sexo oposto nessa sociedade.

Na música, elas jogam basquete, andam de skate, usam tênis coloridos e vestem o nicabe preto – véu que cobre o rosto e só revela os olhos. “Que os homens sejam extintos, eles nos causam doenças mentais”, diz um trecho da letra.

O clipe é também uma forma de protesto ao sistema de tutela ao qual as mulheres sauditas são submetidas. Com isso, são proibidas de viajar, trabalhar ou até de obter planos de saúde sem autorização de um homem.



COMENTE

 
mulheres