metropoles.com

Em carta, mãe diz que não obriga filha a abraçar adulto nenhum

Uma imagem chamando a atenção para a importância da educação sobre a autonomia do corpo logo na infância viralizou nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
criança em abraço
1 de 1 criança em abraço - Foto: iStock

Não obrigue seus filhos a abraçar ou beijar adultos só para parecerem educados. Essa é a bandeira de uma escritora do site CNN que viralizou no Facebook esta semana. A ideia por trás disso é que, numa idade em que eles ainda estão aprendendo sobre consentimento e o seu corpo, ensinar a agarrar qualquer rosto amigável pode ser uma má ideia.

Em um texto intitulado ‘I don’t own my child’s body (“eu não sou dona do corpo do meu filho, em tradução simples), Katia Hetter diz que desde sempre ensinou sua filha, que hoje tem 7 anos, a abraçar somente quem ela sente vontade. O “não” vale até para avós ou mesmo para os pais.

Ela não precisa beijar ou abraçar ninguém só porque eu mando, nem mesmo a mim. Eu não vou atropelar os instintos da minha filha de evitar contato físico com alguém que ela escolheu não tocar. Eu sei que o corpo dela, na verdade, é dela. Não meu.

Hetter diz ainda que quanto mais cedo sua filha aprender autonomia e responsabilidade sobre seu corpo, “melhor para ela”. “Ainda que tenha que tratar a todos com respeito, não precisa oferecer afeição física para agradá-los”, argumenta.

O texto, publicado em 2012, bombou porque recentemente foi publicado na página A Might Girl, no Facebook, junto com uma foto de uma menina que diz “tenho 5 anos. Meu corpo é meu corpo. Não me force a beijar ou abraçar. Estou aprendendo sobre consentimento e seu apoio nisso vai me ajudar a me manter segura pelo resto da minha vida”.

 

A imagem viralizou. Chegou a 89 mil curtidas e foi compartilhada por quase 165 mil usuários. O texto completo está disponível aqui, em inglês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?