metropoles.com

Conheça o Sarahah, app de recado anônimo que está bombando no Brasil

Pelo aplicativo, usuários podem deixar perguntas e recados sem revelar identidade. Tecnologia, no entanto, preocupa psicólogos

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
app celular uber
1 de 1 app celular uber - Foto: iStock

Há um novo aplicativo disputando a atenção dos familiares nos almoços de domingo. De nome curioso e função igualmente esquisita, o Sarahah é uma espécie de mural de recados anônimos que sofreu um boom de downloads nos últimos dias. O nome difícil de pronunciar tem origem árabe e explica muito sobre sua função original — deturpada uma vez que ele caiu na rede — significa “franqueza” ou “honestidade”.

O saudita Zain al-Abidin Tawfiq idealizou a plataforma para as pessoas usarem no ambiente profissional e trocarem feedbacks francos sem a barreira de cargos. “Tenha feedback honesto dos seus amigos e colegas de trabalho. Fortaleça áreas que precisam de melhoria, incremente seus pontos fracos”, incentiva o site.

Divulgação

No ocidente, porém, a história mudou de figura na mão de usuários do Instagram e do Snapchat. Por ali, as pessoas publicam seus nomes de perfis no Sarahah e pedem que os seguidores lhe mandem mensagens ou perguntas. O aplicativo não permite resposta, como outros do mesmo tipo (o ask.fm, por exemplo), mas os usuários dão “print screen” na pergunta e respondem pelas outras redes sociais.

Bombou
Ao site Mashable, Tawfiq contou que quando lançou o app, em 2016, sua meta era chegar em mil mensagens compartilhadas até o final daquele ano. Alcançou pouco mais de umas centenas. Quando foi traduzido para o inglês, no entanto, ganhou o mundo – hoje é o 102º na lista dos mais baixados da Apple, com mais de 3 milhões de downloads.

No Brasil, tem crescido em popularidade na última semana. O estudante Pedro Fonseca, de 20 anos, tem usado o app há cinco dias. “Quando baixei não via o pessoal colocando ‘prints’ no Stories do Instagram, Snapchat e Facebook. Hoje, em todas as redes sociais tenho amigos compartilhando suas contas”, compara.

Mesmo com pouco tempo de uso, ele já recebeu ofensas no tal “mural de recados”, mas no geral as mensagens são “tranquilas”. Em 2015, outro aplicado de mensagens anônimas, o “Secret”, foi banido no Brasil pela Justiça por estimular o bullying virtual. “Criar uma conta em um aplicativo onde as pessoas podem deixar suas opiniões em anônimo é correr certo risco. A criação e atividade é por conta e risco das partes”, opina o estudante.

Os especialistas também veem com cautela a disseminação do Sarahah. “Nem sempre as pessoas estão preparadas para ouvir a ‘verdade’. E até que ponto é verdade mesmo? Pode ser apenas uma percepção isolada de uma pessoa”, comenta a neuropsicóloga Sara Sampaio. “Não é a crítica que irá mudar o comportamento do outro, e sim uma orientação estruturada e com bons argumentos”, continua.

Segundo a psicóloga Maria Antônia Pontual, o aplicativo é mais uma ferramenta de desmantelação das relações sociais. “A gente perde o sentimento de empatia quando estamos atrás de um aparelho eletrônico”, avalia.

E se a pessoa do outro lado da tela não tiver a saúde mental no lugar, qualquer palavra mal-interpretada pode ser o gatilho de uma nova crise. “Acho preocupante as pessoas precisarem saber o tempo todo o que os outros pensam dela. Não sabemos também como ela vai reagir. Se o usuário estiver com a saúde mental equilibrada, talvez seu recado não gere nenhuma consequência. Mas se estiver fragilizada, você não sabe como aquilo será interpretado ou a consequência que pode gerar”, completa a especialista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?