Cheiro de comida pode engordar, segundo pesquisa americana
A teoria foi confirmada em experiência com ratos, mas não foi testada em humanos
atualizado
Compartilhar notícia

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriu algo impressionante: cheirar comida antes de consumir pode causar ganho de peso. A conclusão é que o corpo decide com base no cheiro se aquela gordura será armazenada ou queimada.
O teste foi feito com ratos divididos em três categorias. Alguns ficaram temporariamente sem o olfato enquanto comiam, outros mantiveram o olfato normal e o último grupo teve o olfato amplificado. Todos foram alimentados com a mesma quantidade e mesma dieta rica em gordura, apelidada de “dieta do Burger King” pelos pesquisadores.
Os ratos sem olfato quase não engordaram, enquanto os com olfato normal dobraram de peso e os com olfato ampliado foram os que mais ganharam quilos extra.Sobre aplicar isso em humanos, os pesquisadores não se mostraram muito a favor. Eles dizem que o truque funcionaria em pessoas, mas que traria grandes riscos, dentre eles a depressão. Segundo os especialistas, remover temporariamente o olfato anularia o gosto da comida, o que causaria perda de prazer ao comer.
Deu fome? Veja algumas comidas deliciosas que podem ser transformadas em fitness:

Torrada com abacate Astrid Stawiarz/Getty Images

Smoothie iStock

Omelete iStock

Pasta de amendoim com banana iStock