metropoles.com

Você sua demais? Ciência acha link entre suor excessivo e ansiedade

Em novo estudo, dermatologistas concluíram que pacientes diagnosticados com hiperidrose têm mais ansiedade e depressão que outros

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
suor
1 de 1 suor - Foto: iStock

A ciência pode ter chegado mais perto de entender mais um dos sensos comuns da sabedoria de rua: ansiedade demais leva a suor excessivo. O que a equipe do Icahn School of Medicine, em Nova York, descobriu, no entanto, foi a relação extrema – patológica, na verdade – entre as duas coisas.

No estudo, publicado no “Journal of the American Academy of Dermatology”, os especialistas analisaram a saúde mental em pacientes com diagnóstico de hiperidrose, uma condição caracterizada pela sudorese excessiva independentemente de temperatura ou de qualquer outro fator. Sua-se muito.

Na verdade, os médicos encontraram uma ocorrência muito maior de doenças mentais nesses pacientes do que em pessoas sem hiperidrose – 21% deles tinham ansiedade e 27%, depressão. No grupo sem o diagnóstico, os percentuais foram de 7,5% e de 9,7%, respectivamente.

“Faz muito sentido”, disse Debra Jaliman, professora de dermatologia na universidade. “Ansiedade excessiva faz com que as pessoas suem mais, pode fazê-las tremer e causar vermelhidão na face. São manifestações físicas da ansiedade”, concluiu.

Apesar de o achado apontar uma relação entre as duas coisas, ele ainda não é suficiente para estabelecer uma relação de causa e consequência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?