*

Hábitos incomuns podem melhorar a qualidade de vida. Dormir sem roupa é um desses costumes. Segundo um estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, ficar nu à noite ajuda o corpo a manter uma temperatura mais baixa. Isso faz com que o cérebro atue na melhor qualidade do sono e até na disposição do dia seguinte.

O neurologista Hudson Mourão recomenda a prática, pois garante qualidade do sono. “A gente passa um terço da vida dormindo e varias funções fisiológicas acontecem. Uma delas é preparar o nosso corpo para dia seguinte e reparar o que foi danificado durante o dia que passou”, avalia o médico.

O especialista listou alguns benefícios de se ter uma noite de sono sem roupas:

1. Emagrece

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos descobriu que ficar sem roupa enquanto dorme ajuda a acelerar o metabolismo e faz o corpo produzir a gordura marrom, que queima as gorduras consumidas mais rápido.

O estudo americano, segundo Mourão, partiu do princípio de que as roupas atrapalham também a autorregulação cerebral. “Com isso, o sono fica perturbado e estimula a liberação do hormônio do stress (cortisol) e assim, pode haver retenção de energia em forma de gordura”, analisou. Sem roupas, gasta-se mais energia para regular o calor do corpo, por isso, pode haver perda de peso.

2. Saúde para os órgãos genitais

Dormir nu permite que o órgão fique mais livre e não acumule tanta umidade. O excesso de umidade pode gerar complicações coceiras, corrimentos e até doenças mais graves. Homens que optam por dormir sem roupa podem ajudar o corpo a aumentar a produção de esperma, pois, durante o sono, há diminuição da temperatura dos testículos.

3. Fortalece a relação a dois

O hábito de dormir ao lado de outra pessoa sem roupa e manter contato pele a pele durante a noite melhora a relação. Segundo Mourão, o contato libera ocitocina – chamado hormônio do amor – e reforça a ligação emocional, trazendo benefícios para a vida a dois. ” O hábito promove sentimentos de proteção e segurança”, completou.

4. Previne envelhecimento

Manter o corpo em baixas temperaturas faz com que os hormônios responsáveis pelo envelhecimento fiquem regulados. Além disso, altas temperaturas corporais estão ligadas a muitos casos de insônia que podem acelerar o envelhecimento. Portanto, dormir como veio ao mundo faz bem para a saúde da pele por haver melhor regulação da temperatura corporal.

 

 



COMENTE

 
dormirdormir bem