metropoles.com

Confira dicas para evitar doenças alérgicas no outono/inverno

Cuidados com a casa podem evitar rinite sinusite e asma, as doenças campeãs de incidência nesta época do ano.

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
beyoncé frio
1 de 1 beyoncé frio - Foto: Reprodução

Outono e inverno em Brasília são agradáveis para quem curte casacos e dias frios. Mas, durante essas estações, é costume dos brasilienses deixar a casa fechada por mais tempo, o que pode influenciar no aparecimento de fungos e ácaros, excelentes aliados de doenças alérgicas que se desenvolvem em ambientes úmidos e escuros, além de colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas.

No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população apresenta sintomas de asma e quase 30% de rinite. Estima-se que até 2020, cerca de 40% de toda população apresente algum tipo de doença e alergia respiratória.

“Esses problemas são mais frequentes nessa época do ano, pois as pessoas ficam mais aglomeradas, têm mais chance de ter contato com vírus que transitam”, pontuou a alergista do Hospital Santa Lúcia, Fernanda Casares. Além disso, segundo a médica, retirar cobertores, edredons e casacos do armário que ficam guardados o restante do ano, e não lavá-los, aumenta o contato com ácaros e agrava problemas alérgicos.

Lilian Esteves, diretora executiva da House Shine — empresa de prestação de serviços de limpeza profissional, alerta que passar vassoura na casa pode agravar o problema, portanto, panos úmidos e aspirador de pó podem ser a solução.

“Ao remover pó dos móveis, o ideal é optar por um pano de microfibra úmido ao invés do espanador, pois a maioria dos disponíveis no mercado apenas transfere a sujeira de lugar”, pontuou. Caso espanador seja a única opção, Lilian recomendou o uso de um eletrostático, pois retêm as partículas de sujeira. Veja abaixo as dicas da profissional para cuidar da casa e da saúde:

Atenção com tapetes, cortinas e bichos de pelúcia.
O ideal é evitar tudo o que possa acumular poeira, e sempre que for possível, realizar a limpeza periódica desses itens de casa. Na dúvida, existem empresas que oferecem serviços especializados para lavagem de estofados, tapetes e cortinas.

Conserve a casa sempre arejada
É importante que a residência esteja sempre com o ar circulando, portanto evite ficar com as janelas fechadas por muito tempo. Umidificadores de ar costumam ser um bom aliado também em locais secos.

Mantenha as roupas lavadas
Como o guarda-roupa é um local fechado, é sempre bom ter cuidado com as peças, as roupas de inverno que ficarão sem uso, após lavadas, devem ser armazenadas em embalagens fechadas a vácuo, principalmente as de lã, que costumam acumular pelos com mais facilidade.

Limpe o ar-condicionado
Com a chegada do verão, o ar-condicionado costuma ser ligado com mais frequência, porém muitos não costumam ficar atento com a limpeza interna do aparelho. É importante realizar a manutenção periódica com uma empresa especializada.

 

Compartilhar notícia