*

Fazer dieta a gente até faz, mas é cada vontade que a gente passa… Quem nunca? Você dedica tempo para organizar suas marmitas, resiste à seção de chocolates no supermercado, passa horas na internet atrás de receitas naturais para se animar com a vida nova, mas, quando te aparecem com um bolo de cenoura, o primeiro impulso é devorar tudo.

A boa notícia é que até dá para matar a vontade de doce sem sair da linha. Ou pelo menos minimizando danos. E não, a resposta não é comer tâmaras – pelo menos não todo dia. Para momentos de vontade incontrolável de bolo molhadinho recheado de chocolate ao leite com calda abundante, dá para se deliciar com opções com farinhas mais saudáveis, açúcares menos prejudiciais ou naturais, como estévia e xylitol, e chocolate amargo em lugar da versão ao leite.

Tudo com moderação, claro. Os docinhos fit e veganos são boas opções para os momentos de fissura, mas não devem fazer parte da sua alimentação diária, segundo a nutricionista esportiva e clínica Betânia Venâncio. “Eles são opções legais para o final de semana, depois de um almoço diferente, para substituir a sobremesa. Durante a semana, melhor trocar por frutas”, avisa.

Na hora de escolher o bolinho, também vale a pena prestar atenção nos ingredientes: cacau com mais 70% e açúcares naturais, como o demerara, mascavo, de coco ou o xylitol, são melhores que adoçantes artificiais. Já está com água na boca? Confira as indicações do Metrópoles:

Canelle Doces Especiais

Géssica Braz / Guilherme CarvalhoImagine uma confeitaria completa onde tudo – ou quase tudo – é permitido. A Canelle é especializada em produtos veganos e vegetarianos e substitui leite, ovos e manteiga por leite de coco, de amêndoas e cremes vegetais. A vitrine tem chocolates amargos, bombons recheados, brigadeiro de biomassa de banana verde, tarteletes, e versões mais saudáveis de bolos caseiros, sorvetes e tortas. A maioria das receitas leva açúcar demerara. A loja fica na 213 Norte.

Quitutices

Quitutices

Para quem mora na Asa Sul, a Quitutices é a opção “sem (muita) culpa” na hora da fissura do doce. A confeitaria sem glúten e lácteos nasceu vendendo suas produções em feiras da cidade e bombou tanto que ganhou espaço próprio. A loja, na 216 Sul, tem brigadeiros, bolos de pote, marmitinhas de brownie, cookies, mousses, naked cakes e bolos recheados. A maioria dos bolos leva farinha de arroz, leite de coco, açúcar demerara e chocolate belga 54% cacau.

Bioon

Bioon/Instagram

O Bioon, que leva o título de primeiro ecomercado do Brasil, já tem clientela garantida com sua variedade de orgânicos, naturais e integrais. Mas arrebatou de vez os corações do povo saudável, natureba e fitness da capital com as gostosuras servidas no café. Dá para saborear pães, cupcakes de cenoura com ganache de chocolate sem leite e sem glúten, rocambole de cacau com ganache e castanha do pará, bolo de calda de frutas vermelhas e torta de banana sem culpa. Na 303 Norte.

Integralle

Integralle/Instagram

Os bolos no pote da Integralle Delícias chegam todas as semanas de Goiânia direto para as barrigas das formiguinhas naturebas da capital. Feitos com farinha de arroz, leite de amêndoas e adoçados com xylitol, um açúcar natural tão venerado quanto o estévia pelos nutricionistas, os potinhos nos sabores churros, brigadeiro e baba de moça têm a mesma textura e sabor das suas versões “gordinhas”. Em Brasília, eles estão à venda nas lojas Mundo Verde e na Hortelã, na 103 Sul. Mas corre: eles não duram mais que um dia nas prateleiras.

Nutrichef

Nutrichef/ Facebook

Além dos cursos de culinária saudável, o espaço ainda faz feirinhas com venda de bolos, brownies, empadas, tortinhas, pães de cenoura e o que mais as mentes gordinhas mesmo de dieta conseguem pensar. Tudo sem glúten e sem leite. Eles também trabalham com encomendas. A loja fica no CA 2 do Lago Norte.

Komboleria

Komboleria
Desde 2014 a Komboleria faz a festa de quem não vê a hora de dar uma garfada num bolo fofinho sem sair da linha. O de chocolate com amêndoas, por exemplo, leva chocolate em pó 50%, farinha de arroz e açúcar demerara. O de cenoura com cobertura de chocolate tem calda feita com leite de arroz e chocolate amargo. Além dos bolos, o espaço oferece pães sem glúten e sem leite (inclusive o francês!), pãozinho de tapioca, pão de batata e entradinhas. Na 106 Norte.



COMENTE

 
docesdieta