*

Na última quinta-feira (8/9) a apresentadora Oprah Winfrey comemorou em seu Instagram a primeira transmissão de seu programa homônimo em rede nacional nos Estados Unidos que aconteceu há 30 anos.

A atração inspirou milhares de pessoas ao contar com histórias impactantes, envolventes, curiosas e comoventes – um vislumbre da própria vida de Oprah. A apresentadora superou as adversidades de uma infância desprovida em um Mississipi segregado da década de 1950 para se transformar em uma das mulheres mais bem-sucedidas do showbizz norte-americano.

 

No sofá da apresentadora, haviam celebridades, mas também pensadores, políticos, poetas e pessoas comuns como protagonistas. Na primeira temporada o programa tinha um quê de “Casos de Família” (sem tantos palavrões, violência ou sensacionalismo) e Oprah cativou os telespectadores com sua desenvoltura diante das câmeras. Isso tudo graças a uma trajetória que começou no rádio, passando por TVs locais até chegar ao contrato para apresentar o “The Oprah Winfrey Show”.

A resposta do público foi imediata. Enquanto outras atrações seguiam a mesma temática do programa de Oprah – como Phil Donhue, Geraldo Rivera e Sally Jesse Raphael –, ela se destacava pela empatia com os convidados do programa e a preocupação em transmitir lições ao invés de simples histórias.

 

 

Além de dar carros e casas, Oprah também quitou dívidas e pagou viagens internacionais para os espectadores que visitaram o estúdio do programa. Além de transformar o natal de diversas crianças da África – em um dos episódios mais emocionantes de seu programa – ela também arregaçou as mangas e montou uma escola para meninas no pequeno município africano de Henley-on-Klip, próximo a Johanesburgo.

O programa durou 25 anos e Oprah se despediu dele para ampliar sua plataforma criando a OWN (Oprah Winfrey Network), rede de televisão que mais parece uma versão abrangente de sua antiga atração diária. Por lá, ela continua a trazer lições de vida. E aqui estão as 7 melhores:

CBS News/ O Magazine/ OWN Network/ Reprodução Instagram

 

 O falso poder do egocentrismo

O que eu sei com certeza é que ninguém pode começar a amar a si mesmo, ou mesmo ser verdadeiro consigo próprio, se não saber quem é de verdade – longe do ego. O ego é um impostor, que inflige sua realidade, fazendo com que você pense que é uma pessoa que na realidade você não é."
Oprah Winfrey

 Quando você aprende bem, você faz melhor

Aprendi com Maya Angelou que quando você aprende bem, você faz melhor. Você tem noção de quão libertadoras essas palavras são? Significa dizer que você não precisa se manter refém de quem você costumava ser ou de qualquer coisa que costumava fazer. "
Oprah Winfrey

Você é o grande responsável pela sua vida

Se você fica sentado por aí, esperando que alguém te salve, te conserte ou até mesmo te socorra, você está perdendo seu tempo porque apenas você tem o poder e a responsabilidade de fazer com que sua vida siga em frente."
Oprah Winfrey

Escute sua intuição

Sua intuição é uma voz maior que você mesmo. É seu sistema de GPS emocional que te guia e te mantém longe dos perigos e dos danos. "
Oprah Winfrey

O amor não machuca

Quando você pode confiar que ama, se importa e tem honra e respeito por si mesma, que você não permitirá que outras pessoas te causem dano, aí sim você tem sucesso em qualquer relacionamento. Não significa dizer que você não se machucará novamente, mas sim que quando acontecer, você saberá o que fazer e isso não irá te destruir."
Oprah Winfrey

Perdoe

Perdoar é desistir da ideia de que o passado poderia ser diferente. É aceitar que já passou e não gastar o seu tempo dizendo “Eu queria que fosse diferente”, “Se não tivesse sido assim” ou “Não deveria ter sido assim”. Porque perdoar é como um remédio, que cura as dores, traz paz e principalmente te liberta."
Oprah Winfrey

Ação e Reação

Acredito na terceira lei de Newton que diz que para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Se existem várias pessoas negativas na sua vida, não olhe para eles, olhe para a energia que você."
Oprah Winfrey



COMENTE

 
celebridadesoprah