*

Um dos maiores deleites que pode existir para quem é fã de maquiagem é adquirir produtos com muita durabilidade. No entanto, infelizmente, todos eles com o tempo precisam ser substituídos – seja por causa da data de vencimento ou porque os produtos e ferramentas já não funcionam tão bem quando antes.

Além dos pincéis, as esponjinhas se tornaram verdadeiros hits de qualquer maleta de maquiagem. Além de auxiliarem na aplicação de produtos líquidos e cremosos na pele, elas  têm como principal objetivo deixar o make mais uniforme e natural possível. Mas da mesma forma que pincéis são descartados depois de que suas cerdas tiveram muito uso, essas pequenas esponjinhas também não são eternas e precisam ser substituídas por novas.

Quem dá a dica é a maquiadora Jenny Patinkin, que afirmou que existem maneiras de você preservar sua esponjinha, para que ela tenha maior durabilidade, e deu outros toques para que você possa usufruir de todos os benefícios de um dos mimos favoritos dos maquiadores.

Não deixe de lavar

Diferente dos pincéis – que podem ser lavados a cada 15 dias segundo a expert Julia Petit –, as esponjinhas, segundo Jenny, precisam ser lavadas logo depois que forem utilizadas. Isto é importante porque com o constante uso a esponja acaba retendo sujeiras e bactérias que mais tarde poderão entupir os poros. Além disso, Jenny também afirma que lavar as esponjas após cada utilização é importante para que “os produtos usados com ela não se acumulem no interior da esponja tão rapidamente”.

A blogger Sarah Rae opta por usar um sabonete líquido para bebês e água morna. Para ela, a técnica de usar sabonete comum ou detergente para limpar as esponjas não é tão adequada porque deixa as esponjas com “aparência estranha”. Contudo, Sarah discorda que as esponjas devem ser lavadas depois do cada uso e afirma que limpa as suas “uma vez por semana ou depois de 5 a 7 usos”. Além disso é importante deixar a esponja secar bem antes de usá-la novamente.

Rachou? “Joga fora no lixo”.

Outra dica de Jenny está em sentir a consistência de sua esponja. Se ela está muito rígida quando você a aperta significa que “há tanto produto velho dentro do item que você não vai ser capaz de conseguir retirá-lo com uma simples limpeza”. Quando isso acontece, é hora de apertar o botão do desapego, seguir o mantra da Sandra de Sá e “jogar fora no lixo”.

Instagram/Reprodução

Outro sinal de alerta para jogar sua esponjinha no lixo é quando ela começa a rachar ou desintegrar-se. Jenny afirma que não é nada bom tentar usar uma esponja de maquiagem em ruínas, uma vez que não será capaz de oferecer uma “aplicação uniforme do produto”. A maquiadora também recomenda jogar o mimo fora se você usou em alguma situação na qual esteve doente, mesmo que seja apenas um resfriado.

“Não ouse pensar por um segundo sequer que você é insubstituível”

Beyoncé já cantou essa bola em seu hit “Irreplaceable”. Para isso basta refletir: se o boy magia da diva não durou com ela no clipe que dirá sua esponja no seu estojo de maquiagem. Jenny afirma que mesmo com todos os cuidados diários, se você usa suas esponjas com muita frequência uma hora ou outra elas precisam ser trocadas. A maquiadora diz que a regra de ouro é trocar todas as “coxinhas” rosas “a cada três ou quatro meses”.

Istock Photo

COMENTE