*

O mundo da maquiagem deixou de ser exclusividade do público feminino há muito tempo. Basta uma procura no YouTube para perceber que vários homens têm aderido ao universo da beleza, fechando contratos com grandes marcas e, por consequência, ganhado milhares de fãs.

Antes de mais nada é necessário explicar que aqui não há um conflito de gênero. Todos eles se identificam como homens que encontraram prazer no universo ilimitado e versátil da maquiagem. “Sou um rapaz que gosta de maquiagem. Eu não sou transexual. Eu não sou uma drag queen“, declarou Alan Macias, de 18 anos, à revista Marie Claire.

Com mais de 200.000 seguidores, Alannized, como é conhecido no Instagram, é reverenciado por seus tutoriais de beleza glamourosos e bem-elaborados.

 

 

Ao lado dele aparecem outros garotos que também buscam quebrar padrões e fazer parte desse movimento de influenciadores digitais que só tem crescido. É o caso de James Charles, maquiador de 17 anos que popularizou sua habilidade em tutoriais na web e acabou virando o primeiro garoto-propaganda da marca de cosméticos Cover Girl. 

A máscara de cílios “So Lashy” foi sua primeira campanha publicitária e fez com que ele entrasse para o hall de famosos que também são embaixadores da CoverGirl como Sofia Vergara, Ellen Degeneres e Katy Perry — que chegou a compartilhar foto com James para anunciar o novo contratado.

Uma foto publicada por KATY PERRY (@katyperry) em

 

 

Percebendo a comoção em torno do rapaz, a Maybelline não deixou barato e foi atrás de outro digital influencer da beleza: o maquiador Manny Gutierrez, que assim como James, também fará propaganda de um rímel, o “Big Shot Mascara”. Gutierrez, que enfrentou o preconceito dos pais mórmons por causa do amor pela maquiagem, disse que passou por períodos difíceis de aceitação.

Eu queria brincar com o delineador enquanto outros meninos estavam brincando com figuras de ação. Então foi meio difícil para mim, porque eu realmente não entendia por que eu queria brincar com as coisas de “garotas” e não com as coisas de “garotos”, disse o jovem à revista Marie Claire. “Eles não entendiam o que era minha liberdade criativa. Foi muito, muito difícil no começo, mas nós passamos por isso e aqui estou, com cílios e tudo mais.”

 

 

Patrick Simondac, conhecido como Patrick Starrr , é considerado uma referência nesse movimento. Com 2,8 milhões de seguidores no Instagram e mais de 1 milhão no YouTube, o jovem de 26 anos, assim como os outros, começou a descobrir sua vocação  através do uso constante da maquiagem de sua mãe — quando ela não estava olhando, é claro.

Nas redes sociais, além do talento, as opiniões autênticas e a personalidade cativante e engraçada fazem de Patrick um verdadeiro BFF dos seus seguidores. O reconhecimento, inclusive, gerou uma parceria com marca Anastasia Beverley Hills que estará em breve nas lojas.

 

 

Aqui no Brasil, Agustin Fernandez já tem mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e cerca de 700 mil seguidores no Instagram. Longe de qualquer timidez, o maquiador abraça o movimento da beleza, oferece cursos profissionais e sempre desfila (por qualquer lugar mesmo) com um visual ousado, criativo e moderno.

Além dos tutoriais na internet, Augustin já lançou um e-book gratuito para quem deseja aprender a se maquiar de forma prática. No ano passado ministrou workshops nos Emirados Árabes e na Europa e esse ano está com viagem marcada para o Japão para mostrar suas técnicas com os pincéis.

Nas lojas ele também tem produtos para chamar de seu. Além do adesivo delineador de pele by Agustin Fernandez, uma paleta de sombras está sendo produzida em parceria com uma marca do Reino Unido será lançada neste ano. Quem o acompanha nas redes também confere posts cômicos e várias dicas — que vão desde como se faz para aplicar cílios a como não deixar os haters te incomodarem.

 



COMENTE

 
youtubeTendênciaMaquiagem Masculina