metropoles.com

Lenços umedecidos demaquilantes não são tudo aquilo que você pensa

Segundo a dermatologista Adriana Isaac, o produto não limpa por completo, pode irritar a pele e deve ser utilizado com cuidado redobrado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Youtube
1 de 1 - Foto: Reprodução/Youtube

Na hora de se preparar para a balada, quem usa maquiagem sempre passa pelo mesmo ritual: preparar a pele, aplicar a base, esfumar o olho, colocar o blush e colar os cílios postiços. No entanto, nem sempre depois da festa existe o mesmo cuidado e muita gente, por preguiça, decide apenas remover o excesso de impurezas e resto de make com os famosos lenços umedecidos.

Afinal, eles são práticos, deixam mesmo aquela aparência de pele limpa e na própria embalagem diz que eles retiram a oleosidade, portanto é um bom negócio, né? Bom, não é bem assim…

De acordo com a dermatologista Adriana Isaac, o produto pode ser usado para a finalidade de limpeza, porém, em sua composição, foram descobertas substâncias que estão associadas ao aumento do número de casos de alergias e dermatites de contato, tanto em crianças quanto em adultos.

“Uma dessas substâncias, a metilisotiazolinona, um conservante que está presente com frequência em produtos não enxaguáveis (chamados de leave-on), como os lenços de limpeza, que podem ser tanto os demaquilantes quanto os lenços feitos para bebês”, explica a profissional.

Em 2016, a Comisão Europeia baniu o uso da metilisotiazolinona no mercado e deu prazo (até fevereiro deste ano!) para que as empresas reformulem ou descontinuem qualquer produto cosmético que contém a substância. Contudo, de acordo a Anvisa, o Brasil ainda vende produtos com esse conservante em uma concentração máxima de 0,01%.

“Por isso, apesar do lenço em si server para limpeza, tem um risco potencial de provocar alergias”, orienta a dermatologista, que prefere o uso de águas micelares para remoção da maquiagem. “A composição é mais leve e não contém esse tipo de conservante. Sempre indico as formuladas na Europa, com água termal, ação calmante e suavizante, como a da Bioderma e a da La Roche-Posay”, pontua.

Vale lembrar que a forma com que você passa o lenço no rosto também influencia a saúde da sua pele, especialmente em áreas sensíveis como região dos olhos, perto da boca e nariz. “Esfregar muito forte um lenço pode causar irritação e alergias justamente por causa do atrito ou fricção em excesso. Tais problemas podem manchar o rosto, pois qualquer dermatite que não é bem tratada pode resultar em manchas na pele”, comenta Adriana.
Mas se mesmo assim você ainda vê praticidade nos lencinhos e não quer abandoná-los de jeito nenhum, Adriana diz que o uso deve ser consciente — se vai usar o lenço, lembre-se de lavar o rosto depois. “O conservante dos lencinhos faz mal justamente porque não ocorre a lavagem depois de seu uso. Ficando em contato com a pele por mais tempo ele pode gerar alergias e irritações”, alerta a dermatologista.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?