metropoles.com

Lula é denunciado à Justiça Federal pelo sítio em Atibaia

O pedido foi entregue para Sérgio Moro em Curitiba. Caso o juiz aceite, Lula será réu na Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado mais uma vez na Operação Lava Jato, nesta segunda-feira (22/5). A denúncia sobre o sítio em Atibaia (SP) foi apresentada pelos procuradores da investigação para a Justiça Federal, em Curitiba. O pedido será analisado por Sérgio Moro, caso o juiz aceite, Lula se tornará réu.

A Procuradoria da República no Paraná acusa Lula de “estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos políticos, políticos e funcionários públicos com nomeação, diretores da Petrobrás orientados para a prática de crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS”. A denúncia do Ministério Público Federal atribui ao petista “propina para o seu benefício próprio, consistente em obras e benfeitorias relativas ao sítio de Atibaia custeadas ocultamente pelas empresas Schahin, Odebrecht e OAS”.

Além de Lula, outras 12 pessoas são citadas neste processo. Todos são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.

Entre os réus, estão o ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, o pai dele, Emilio Odebrecht, o ex-presidente da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho e o empresário Fernando Bittar, dono do sítio que é alvo da ação penal. (Com informações da Agência Estado)

 

Compartilhar notícia