*
 

Não é difícil encontrar uma pessoa que deseja acabar de vez com as terríveis olheiras, tirar marcas deixadas pela acne, se livrar das manchas de sol ou diminuir a temida papada. No mercado, cremes e outras soluções prometem “respostas milagrosas”. Mas, com a tecnologia de hoje em dia, existem tratamentos específicos para resolver definitivamente — ou pelo menos reduzir de forma significativa — essas questões.

Ganhando cada vez mais espaço — por sua eficiência, praticidade e simplicidade — tratamentos estéticos faciais avançados que fazem uso do que há de mais moderno no mundo da tecnologia se consolidam como ótimas opções para quem não está satisfeito com a aparência, mas quer distância de qualquer procedimento cirúrgico.

Com medo de encarar cirurgias plásticas, Claudete Garcia de Souza Bastos, 67 anos, está sempre em busca desse tipo de solução. Ela já testou o peeling de cristal, o botox, o Exilis e atualmente está fazendo o microagulhamento (saiba mais sobre cada um deles abaixo).

“Queria melhorar a aparência da minha pele, pois nunca vou fazer plástica, tenho pavor. Então, vou fazendo os tratamentos alternativos e adoro os resultados. Minha papada diminuiu e, agora com o Microagulhamento, minha pele está mais firme, as rugas já são mais suaves”, relata Claudete.

A pedido do Metrópoles, a Inti Estética indicou os principais tratamentos disponíveis para tratar os problemas faciais mais comuns.

  • Peeling de cristal 

O peeling de cristal é uma dermoabrasão, ou seja, uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o aspecto da derme. “É indicado para pessoas que desejam tratar cravos, manchas — por meio do clareamento facial — rugas, estrias corporais (principalmente as avermelhadas) e até mesmo pelos encravados.  “É muito indicado para homens com foliculite”, explica Priscilla Baracat, esteticista, nutricionista e sócia da Inti Estética. O peeling de cristal também estimula o colágeno da pele, melhorando sua firmeza. Além disso, pode ser uma opção para peles com bronzeado manchado.

  • Microagulhamento

Esse tratamento vem ganhando fama ultimamente. No microagulhamento, diversas agulhas esterilizadas de aço cirúrgico são dispostas em um rolo para facilitar a aplicação. O aparelho é aplicado na pele, provocando pequenas microperfurações, que aumentam a vasodilatação, estimulam a formação de colágeno e também melhoram a absorção de alguns princípios ativos direto na pele. “Ele pode ser usado para combater vários problemas, como envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas”, comenta a fisioterapeuta Ludmila Bonfim.

Arquivo Pessoal
  • Silhouette

A técnica funciona como um lifting mais discreto. O Silhouette é um fio com minúsculos cones totalmente absorvíveis para aplicação na face sem a necessidade de cortes. O procedimento é feito em poucos minutos, por meio da inserção de um fio na pele de maneira indolor, reposicionando e redefinindo contornos e promovendo a elevação da bochechas. “Também pode ser utilizado para elevação de sobrancelhas e lifting do pescoço”, explica o cirurgião plástico Alberto Benedik. O tratamento associa duas ações: o efeito Lifting imediato e o regenerativo, pois, ao ser absorvido, o componente ácido poliláctico estimula a produção natural de colágeno, melhorando a qualidade da pele no local. A duração do tratamento varia de acordo com o grau de flacidez de cada caso e pode ser repetido após a redução do efeito. É uma ótima opção para os casos de flacidez inicial, quando ainda não há indicação de cirurgia.

  • Botox

Famoso entre as celebridades, a toxina botulínica é a substância mais utilizada no mundo inteiro para tratamento das rugas faciais, auxiliando no rejuvenescimento. Existem várias opções no mercado, sendo o botox a marca mais conhecida. “Ela age inibindo a contração muscular, o que causa um relaxamento na região tratada e controla o franzimento e as linhas de expressão. A aplicação é simples, também com auxílio de cremes anestésicos e seringas com agulhas muito finas.
As principais indicações são as rugas da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. Mas também pode ser utilizada no pescoço”, diz a dermatologista Adriana Isaac. Pode demorar até três dias para fazer efeito e dura de quatro a seis meses —  reduzindo gradativamente ao longo do tempo. São quase nulos os casos de alergias. O produto pode ser reaplicado conforme a necessidade, geralmente a cada seis meses, para manter os resultados.

  • Preenchimento

A base dessa técnica são substâncias que dão sustentação e volume à pele. O ácido hialurônico é o preenchedor mais comum, por ser seguro e de fácil aplicação. Porém, não é permanente — o corpo é capaz de absorvê-lo com o passar do tempo. É utilizado para correção de sulcos e imperfeições faciais, como o famoso “bigode chinês” e as olheiras mais fundas.
Pode ser usado também em outras regiões da face, inclusive para corrigir cicatrizes, rugas finas ao redor da boca, melhorar o contorno dos lábios e dar volume. A aplicação é com seringa e os resultados são imediatos, durando, em média, de oito a 24 meses, a depender dos tipos de produtos utilizados, pois existem diversas opções.  “Se a pessoa já foi submetida a outro procedimento com outro produto injetável no local é muito importante comunicar o médico, para saber se não vai interagir mal com a substância que será aplicada”, explica Adriana Isaac. 

  • Peeling químico

O peeling é um procedimento em que se aplicam substâncias químicas na pele, capazes de atuar nas camadas cutâneas para tratar manchas, espinhas e rugas. Diversas substâncias podem ser aplicadas, a depender da indicação e do tipo de derme a ser tratado. “Por exemplo, uma mulher jovem com manchas de espinhas pode ser tratada com um peeling superficial, que atinge somente as camadas mais superficiais da pele, enquanto que uma mulher com pele mais madura, envelhecida ou mais manchada necessitará de um peeling com penetração mais profunda”, diz Adriana Isaac. Para o melasma, uma queixa muito comum em consultórios, podem ser realizados peelings não muito agressivos, que combinam diversas substâncias clareadoras, para potencializar o tratamento. Tudo depende de uma boa avaliação médica e indicação do tipo correto do peeling.

  • Laser

Um dos mais conhecidos tratamentos, o laser fracionado remove determinada quantidade de pele, deixando a pele mais limpa e possibilitando sua renovação. O laser também consegue fazer microtúneis temporários na pele, que favorecem a absorção de nutrientes e antioxidantes aplicados logo após o tratamento. Ele atua ajudando a retirar manchas superficiais, melhorando as rugas e reduzindo os poros abertos, além de estimular a produção de colágeno. “O tratamento pode ser feito na face, pescoço, colo e mãos, com anestesia local em apenas uma sessão ou dividido em etapas, dependendo do caso. A recuperação completa costuma ocorrer em dois a três dias graças à tecnologia de fracionamento do laser. Após o tratamento é preciso evitar exposição solar direta e sem proteção por cerca de um mês”, explica o cirurgião plástico Alberto Benedik.

iStock

Cada vez mais homens procuram serviços específicos para tratar a pele

  • Luz pulsada

Tratamento que pode ser usado para remover manchas na pele, combater rugas e linhas de expressão. O tratamento com laser e com Luz Pulsada são seguros e vários estudos científicos demonstram que, mesmo após meses, não há aumento das células de defesa CD4 e CD8 que estão relacionadas à presença de doenças e tumores. “Esse tratamento é indicado para vermelhidão do rosto, tratamento de acne, sardas, olheiras, manchas no colo e pescoço, depilação, cicatrizes de acne e cirurgia recentes”, diz Priscilla Baracat.

Paciente que fez tratamento com luz pulsada e peeling de cristal e químico

Paciente que fez tratamento com luz pulsada e peeling de cristal e químico

O procedimento é seguro, rápido e não interfere na rotina do paciente. A professora Wanessa Santos, 37 anos, conta que não sentiu nenhum incômodo e não precisou parar de fazer suas atividades rotineiras durante o tratamento. Ela resolveu tentar a técnica, pois estava incomodada com manchas no rosto.

Em quatro ou cinco sessões já vi resultado. Percebo 75% de melhora nas manchas, alcancei meu objetivo. "
Wanessa Santos
    • Radiofrequência

A radiofrequência foi usada pela primeira vez no século 19 e vem sendo utilizada até hoje nas práticas da dermatologia estética. O método se tornou um padrão de tratamento estético com muitas indicações, devido à sua versatilidade, eficácia e segurança. É uma forma de radiação eletromagnética, que tem a capacidade de interagir com a pele, gordura e tecidos, gerando um calor de 40°C a 42°C. Esse calor induz a produção dos fibroblastos, aumentando a quantidade de colágeno e elastina, além de melhorar o aspecto da pele. Sua principal indicação é a flacidez, podendo ser realizado em qualquer parte do rosto e corpo.

    • Vênus Freeze

Tratamento eficaz na tonificação da pele e na redução do aparecimento de rugas. O aparelho de radiofrequência inova combinando pulsos magnéticos com radiofrequência multipolar, o que possibilita o aquecimento mais rápido e uniforme da derme. A tecnologia pode reverter os efeitos do envelhecimento, tratando a flacidez da pele. Os pulsos magnéticos aumentam a produção de FGF-2, um hormônio responsável pelo crescimento dos vasos sanguíneos e proliferação de fibroblastos. Simultaneamente, a radiofrequência aumenta a síntese de colágeno e elastina, além de estimular os mecanismos de autorreparação do tecido cutâneo.

    • Exilis Elite

Tecnologia número um no tratamento de flacidez facial e corporal. Trata-se de uma radiofrequência focada, profunda e não invasiva, que funciona emitindo ondas eletromagnéticas que têm a capacidade de tratar a flacidez da pele aquecendo o tecido. Esse aquecimento estimula os fibroblastos, que são as fibras de sustentação da pele, aumentando a produção de colágeno e elastina, melhorando o contorno do rosto, atenuando as linhas de expressão, diminuindo a papada – que resulta no popular “pescoço de peru” – e levanta o olhar triste, gerado pela flacidez nas pálpebras.

O diferencial do aparelho é que ele possui uma potencia maior do que as demais radiofrequências e trata tanto a flacidez quanto gordura corporal, melhorando o contorno do corpo.

Arquivo Pessoal

Atenuação de linhas de expressão

“Durante a sessão, o aplicador do Exilis Elite é guiado sobre a área de tratamento, fazendo com que os pacientes sintam uma sensação de aquecimento através da energia entregue às camadas mais profundas da pele. O dispositivo envolve um sistema de refrigeração para aquecer tecidos profundos, atingindo, assim, a camada de gordura, com a sua monitorização constante da temperatura da pele, o que gera um tratamento confortável”, explica a fisioterapeuta Ludmila Bonfim. A capacidade de concentrar a energia em áreas específicas com a profundidade alvo de penetração faz do Exilis Elite uma solução estética altamente eficaz. Além de tratar todo o corpo e o rosto, o Exilis Elite possui uma ponteira que realiza o rejuvenescimento íntimo, para mulheres que apresentam flacidez de grandes e pequenos lábios.

Serviço:
INTI ESTÉTICA
Lago Sul
Deck Brasil – QI 11, Bloco 0, Sala 115
3366-3269

Sudoeste
Academia Unique – SIG quadra 8, lote 2045
3341-1887

 

 

COMENTE

belezatratamentos estéticos
comunicar erro à redação