metropoles.com

Jovens gays acusam seguranças de agressão no Shopping de Santa Maria

Grupo de oito rapazes e meninas entre 16 e 17 anos acusam vigilantes de homofobia. Caso ocorreu na noite de terça-feira (14/6) e foi parar na 33ª Delegacia de Polícia, onde foi registrado boletim de ocorrência. Protesto foi marcado para domingo, no centro comercial

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
jovem gay agredido no shopping de santa maria
1 de 1 jovem gay agredido no shopping de santa maria - Foto: Facebook/Reprodução

A 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) apura a denúncia de que um grupo de jovens foi agredido por seguranças do shopping local na noite de terça-feira (14/6). O caso ganhou projeção após um dos rapazes postar no Facebook um relato sobre o episódio.

Segundo R.S., ele e outros sete amigos, todos entre 16 e 17 anos, foram ao cinema, mas, como a sessão estava esgotada, compraram ingressos para esta quarta (15). Decidiram passar o tempo na praça de alimentação e, ao descer a escada rolante — que, segundo o jovem, estava desligada —, disseram: “Vamos apertar o botão para ver se liga”.

Naquele momento, os jovens foram abordados por um segurança, que teria chegado com o tom de voz alterado, dizendo que não era para apertar botão algum.

“Todos nós relevamos, e falamos que a escada rolante já estava parada. Ele continuou insistindo e alterando ainda mais o tom de voz, vindo pra cima da gente (que somos também um grupo LGBT). Aí, começou uma discussão boba, por uma coisa inútil”, contou R.S., acrescentando que a amiga D.D. subiu novamente para poder lanchar. O segurança, no entanto, a parou, disse que ela não podia subir e mandou que todos fossem embora.

0

A adolescente contestou a determinação, porque o shopping ainda não estava fechado, e o segurança teria dito: “Você vai descer sim, por bem ou por mal”. Em seguida, desferiu um tapa no rosto da menina.

A agressão revoltou o grupo, que subiu a escada para reclamar com o segurança. Outros quatro funcionários chegaram e, segundo o relato de R.S., iniciaram a bater nos adolescentes, com socos, chutes e pontapés, com ofensas contra a orientação sexual deles.

Os rapazes e as meninas foram à 33ª DP, que fica ao lado do shopping, para registrar boletim de ocorrência.

O Metrópoles entrou em contato com o Santa Maria Shopping e foi informado que não havia ninguém disponível para prestar esclarecimentos na hora da ligação.

Manifestação
O episódio motivou duas manifestações contra a homofobia, marcadas para este domingo (19), no Shopping de Santa Maria, uma às 16h e uma às 20h. Os movimento estão sendo organizados em páginas no Facebook.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?