metropoles.com

Sem ar-condicionado em UPA de Samambaia, pacientes se abanam como podem. Já na sede da Secretaria de Saúde…

Calor excessivo pode comprometer estado dos internados. No edifício-sede da pasta foram instalados cinco aparelhos novos no segundo semestre do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

YouTube/Reprodução
UPA
1 de 1 UPA - Foto: YouTube/Reprodução

As altas temperaturas no Distrito Federal têm afetado a recuperação dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia. Na sala de internação, os acompanhantes usam as bandejas de alimentação como leque para tentar amenizar o calor, que pode agravar o quadro clínico de quem já está doente. Veja vídeo enviado ao Metrópoles por uma leitora.

 

Segundo a internauta, nenhum aparelho de ar-condicionado funciona na unidade. “Meu pai, que é acamado, não pode se levantar. Ele tem suado muito e passado mais mal ainda”, disse. Ela também afirma que um aparelho da sala de internação em Samambaia foi retirado para permitir a circulação do vento. No entanto, mosquitos acabam entrando pelo vão da parede.

A leitora desabafa no vídeo dizendo que o secretário de Saúde tem ar-condicionado novo na sala dele, enquanto na UPA as luzes precisam ficar apagadas para refrescar o ambiente. O Metrópoles apurou que no ano passado foram comprados cinco equipamentos para a sede da pasta, entregues no segundo semestre (confira os fac-similes abaixo).

*Reprodução**
Documento detalha as dimensões e valores dos equipamentos da despesa autorizada*Reprodução**

 

reprodução
Nota de empenho mostra que os equipamentos foram comprados com recursos do Fundo de Saúde do DF para a unidade de serviços administrativos gerais da secretaria, no edifício-sede*Reprodução**

 

A Secretaria de Saúde informou que o ar-condicionado será consertado ainda nesta quarta-feira (21/10). A pasta também disse que a direção regional só teve conhecimento da quebra dos aparelhos após os questionamentos da reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?