metropoles.com

GDF faz força-tarefa para recuperar Samambaia

Nesta quinta-feira (21/10), 558 servidores públicos atuaram na região e um comitê de gestão de crise foi montado na creche Ipê Roxo

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Agência Brasília
tempestade samambaia foça-tarefa
1 de 1 tempestade samambaia foça-tarefa - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A força-tarefa do governo do DF para atender a população afetada pelo temporal em Samambaia na madrugada desta quinta (20/10) permanecerá na região na sexta-feira (21). Para dar assistência aos moradores atingidos, diversos órgãos atuam desde esta madrugada com efetivo de 558 agentes públicos, e os serviços serão mantidos enquanto houver demanda.

Cerca de mil casas ficaram destelhadas em decorrência dos ventos de até 60 quilômetros por hora que assolaram o local. Também houve quedas de estruturas, de postes, de árvores e alagamentos nas edificações. As fortes chuvas começaram por volta das 20h de quarta-feira (19), e as ocorrências se concentraram nas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425. Com o fenômeno meteorológico, cinco pessoas ficaram feridas, e uma morreu após ser atingida por um muro.

Para atender os moradores afetados pela tempestade, a Defesa Civil montou uma tenda na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) enviou equipes na manhã desta quinta para podar árvores e desobstruir vias.

“Vamos nos organizar ainda mais para garantir a recuperação de Samambaia o quanto antes”, reforçou o secretário das Cidades, Marcos Dantas, durante vistoria nas áreas atingidas.

Escolas fechadas por 72 horas
As aulas estão suspensas por 72 horas nas escolas em situação mais grave. A Secretaria de Educação divulgou uma relação de danos causados pelo temporal em 22 unidades de ensino: ECs 111, 121, 303, 317, 325, 410, 415, 425, 431, 501 e 511; CEI 307; CEFs 407, 411 e 519; CEDs 123 e 619; Caic Ayrton Senna; Ipê Roxo; Paineira; Mãe dos Homens e Pica-pau Branco. São casos de falta de energia, destelhamento, infiltração, árvores ou muros caídos – ou com risco de cair – e salas destelhadas ou inundadas, entre outros.

Assistência social à população
Cerca de 800 moradores atingidos pela tempestade foram cadastrados para a avaliação da necessidade de auxílio social. A ideia é distribuir, de acordo com o levantamento de vulnerabilidade social, parcelas de R$ 408, de forma que cada família possa receber até seis por um ano.

Àqueles prejudicados pela tempestade distribuíram-se 330 cestas básicas emergenciais, 20 colchões e cem telhas. Para a reconstrução das casas, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos ofereceu 5 mil telhas.

Andre Borges/Agência Brasília.

Quem não conseguiu ser atendido até as 18h de hoje no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebeu senhas para esta sexta-feira (21), a partir das 8h. Segundo a Secretaria do Trabalho, o atendimento poderá ser estendido até sábado (22). O Creas fica na QN 419, Área Especial 1.

Cinquenta internos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), entre pintores, eletricistas e pedreiros, vão ajudar na recuperação dos equipamentos públicos, como escolas e creches, e outros locais onde os engenheiros da Secretaria de Educação e a Defesa Civil avaliarem ser necessário intervir.

Doações para a população atingida
A Administração Regional de Samambaia organizou campanha de doação de materiais de construção. A entrega de donativos de empresários deve ser feita no ginásio de esportes, no Setor Urbano, Quadra 301, em frente à administração regional. Cidadãos comuns que tenham sobras de materiais também podem participar. Servidores da área social do governo farão a triagem e a distribuição de acordo com as necessidades de cada morador.

Há dois endereços como referência para quem quiser levar doações às famílias necessitadas: a Coordenação Regional de Ensino de Samambaia (Quadra 104, Conjunto 5, Samambaia Sul) e a Igreja Nossa Senhora das Graças (Quadra 431, Conjunto B, Samambaia Norte).

CEB recupera rede de energia
Até o fim da tarde desta quinta-feira (20), 4.974 casas estavam sem luz. A Companhia Energética de Brasília (CEB) continuará o trabalho de reconstrução das redes danificadas durante a madrugada e o dia da sexta-feira até concluir o reparo. Em alguns pontos, a volta do fornecimento de energia ocorrerá nos próximos dias, a depender da gravidade da situação (quantidade de postes caídos, por exemplo).

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) mobilizou 200 agentes, que trabalharam na retirada de 25 caminhões de lixo e de entulho. Na sexta-feira (21), o trabalho prossegue com uma equipe de 170 pessoas.

Andre Borges/Agência Brasília

Para o caso de novas emergências médicas, a Secretaria de Saúde, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), montou uma unidade de atendimento emergencial dentro da Creche Ipê Roxo. Também há equipes prestando apoio psicológico às famílias.

Segurança depois do temporal em Samambaia
A Polícia Militar instalou uma base móvel e reforçou o policiamento com a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), a Patrulha Tático Móvel (Patamo) e o Regimento de Cavalaria (RPMon) para combater saques e outros crimes. São 114 policiais, que ficarão no local durante toda a noite de hoje e enquanto houver necessidade de segurança, principalmente nas áreas sem energia e em que houve queda de estruturas.

O trabalho integrado é coordenado pela Secretaria das Cidades e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, da Polícia Militar, da CEB, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), das Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Segurança Pública e da Paz Social, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Administração Regional de Samambaia.

Previsão de chuvas intensas vai até domingo (23)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (20) um aviso oficial alertando as regiões com risco de serem afetadas por chuvas torrenciais que podem estar acompanhadas de granizo e causar inundações, além de ventos que podem atingir velocidade de 61 a 99 quilômetros por hora. De acordo com o comunicado, até as 10 horas da manhã de sexta-feira (21), o DF integra área de risco.

Ainda de acordo com o Inmet, a previsão até domingo (23) é que continuem a ocorrer chuvas intensas e com possibilidade de queda de granizo, devido às altas temperaturas registradas na última semana. O fenômeno foi resultado da combinação de altas temperaturas na atmosfera e a baixa umidade do ar. A tempestade é decorrente de nuvens cúmulo-nimbo (cumulosnimbus), caracterizadas por grande desenvolvimento vertical e associadas a fenômenos meteorológicos extremos, como tempestades volumosas, descargas elétricas e ventos fortes.

Devido à grande possibilidade de novas chuvas fortes nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda que, em caso de destelhamento, a pessoa procure o abrigo mais próximo, como em residências de amigos e parentes. Também é preciso manter-se longe de árvores e postes, para evitar o risco de queda e de raios. Para alagamentos, a orientação é que a energia elétrica seja desligada com cuidado, com uso de calçados de borracha.

Em caso de acidente, deve-se ligar imediatamente para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?