*
 

No próximo dia 11 é comemorado o Dia do Cerrado. A data também marca o início de um projeto que tem esse bioma como personagem principal. Este ano, os recursos hídricos são o tema do evento. Durante 72 horas, diversas regiões do Distrito Federal receberão ações pontuais para conscientizar a população sobre modos sustentáveis de vida e também dicas para o cuidado com o meio ambiente. O Itapoã é uma delas e terá programação caprichada para o período (confira agenda completa abaixo).

A ação de estreia, na sexta (11), é justamente a identificação da entrada do parque ecológico da RA. No dia seguinte, moradores da área estão convidados a participar de um mutirão de limpeza no endereço. Essa atividade, que promete reunir amigos, vizinhos e outros moradores do local, pode ser considerada um símbolo da Virada do Cerrado – o objetivo principal da iniciativa é levar o cuidado com o meio ambiente para o dia a dia da comunidade.

É uma espécie de despertar para essa questão ambiental. Muitas pessoas precisam apenas de uma oportunidade para mudar as atitudes cotidianas."
Gabriela Barbosa, subsecretária de Meio Ambiente do Distrito Federal

Outras atividades
Além dessa ação, estão marcadas ainda corrida, apresentação teatral, oficinas e palestras para o sábado. O cuidado com a água será uma das mais importantes questões abordadas. No cerrado, as mudanças nos ciclos da água comprometem esse tipo de vegetação, uma das responsáveis pela manutenção aquífera da nossa “floresta hídrica”, localizada debaixo do solo.

Dênio Simões/Agência Brasília

A água será tema principal do evento este ano

Para quem pensa que cuidar da natureza exige um tipo de gasto financeiro, poderá se surpreender com algumas dicas que serão dadas na Virada do Cerrado. Cuidar da saúde com alimentos orgânicos, por exemplo, não significa necessariamente gastar mais com as idas ao mercado. Com apenas um pouco de técnica, já é possível plantar uma horta no terreno de casa e, antes do almoço, colher alguns alimentos no pé. Outra boa dica é controlar o desperdício, seja de água ou outros recursos naturais, tarefa gratuita que só depende da consciência de cada um.

Precisamos inverter a ideia de que qualidade de vida é consumir muito. Na verdade, é suprir as necessidades reais de vida. A partir do contato com a natureza, do cuidado com os parques e áreas protegidas, salvaguardas da nossa biodiversidade, o cidadão vê que a sustentabilidade é uma tarefa de todos."
Gabriela Barbosa

Programação

Sexta (11 de setembro)
Inauguração da entrada identificada
Local: Parque Ecológico Sementes do Itapoã
Horário:16h

Corrida de Velocidade e Arremesso
Local: Pista de Atletismo do Itapoã
Horário:19h

Sábado (12 de setembro)
Caminhada e limpeza
Local: Parque Ecológico Sementes do Itapoã
Horário: 8h

Teatro “Vida e o meio ambiente – A importância do orgânico para o solo”
Local: Escola Zilda Arns
Horário: 11h

 

 

COMENTE

Virada do CerradoParque ecológicomeio ambientegabriela barbosa
comunicar erro à redação