metropoles.com

PMs usam spray de pimenta em desocupação de parque ecológico no Guará

Serão retiradas 66 casas do local conhecido como Favelinha, duas pessoas foram presas após resistirem para sair do local

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
agefis
1 de 1 agefis - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retomou a ação de desocupação de áreas irregulares no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. Nesta segunda-feira (3/7), foram retiradas 11 casas do local – sete de madeira e quatro de alvenaria.

A desocupação, iniciada em 9 de janeiro deste ano, visa à proteção ambiental da reserva e se estenderá pelo tempo que for necessário. Nessa fase, serão retiradas 66 casas do local conhecido como Favelinha. Espécies endêmicas (que só ocorrem naqueles lugares) da fauna, como o peixe pirá-brasília, e da flora, como as micro-orquídeas, estão sendo ameaçadas pela invasão do espaço.

Durante a operação, houve resistência de um grupo de moradores e a Polícia Militar do DF teve que utilizar spray de pimenta para conter o tumulto na parte da manhã. Duas pessoas foram presas pelos policiais. As famílias foram notificadas da retomada em abril deste ano. Elas recorreram da decisão e tiveram o recurso negado na semana passada. Do total, 11 ocupantes obtiveram liminar e não terão as construções afetadas.

Cento e cinquenta policiais militares participaram da ação, além de servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito (Detran) e da Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar.

Compartilhar notícia