metropoles.com

Mudança na Avenida Copaíba, em Águas Claras, irrita motoristas

Uma das faixas da via foi bloqueada pelo Detran-DF. Condutores reclamam do aumento do trânsito na região

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
via Copaíba Águas Claras
1 de 1 via Copaíba Águas Claras - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma mudança no trânsito de Águas Claras tem causado dor de cabeça aos motoristas da região. Há cerca de duas semanas, uma das faixas no início da Avenida Copaíba foi bloqueada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A alteração, que ocorreu em uma das principais vias de entrada da cidade, tem deixado moradores irritados.

“A mudança não foi agradável. Dificultou a vida de todo mundo. Com a diminuição da faixa, a única coisa que aumentou foi o trânsito. No horário de pico, então, fica insuportável”, afirma a auxiliar de biblioteca Elene Colado, 33 anos. Ainda de acordo com a moradora, o bloqueio da via não aumentou a segurança do trânsito e dobrou o tempo de saída da cidade.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
A auxiliar de biblioteca Elene Colado, 33 anos, afirma que o tempo que passa no trânsito dobrou desde a implantação da mudança

Segundo Emerson Esteves, engenheiro do Detran-DF, “a faixa que foi canalizada não existia de verdade. A sinalização já era indicada, mas estava apagada, e então fizemos uma nova pintura”. Ainda de acordo com Esteves, a Avenida Copaíba só comporta duas faixas, e o esquema que era utilizado por condutores oferecia risco aos motoristas.

Sobre os problemas que a mudança tem causado no trânsito, o engenheiro afirma que “Águas Claras tem várias falhas de mobilidade, mas o Detran-DF só trata da finalização. O necessário é unir todos os órgãos relacionados à mobilidade urbana na cidade para pensar em soluções que possam resolver os problemas de verdade”.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
A corretora Marina das Graças acredita que o comportamento dos motoristas atrapalha mais que as mudanças no trânsito

Na contramão de alguns moradores, há também quem pense que o bloqueio da faixa não seja o verdadeiro causador dos transtornos. “O problema é que ninguém respeita os outros no trânsito. Diminuíram as faixas, mas acho que depende muito dos motoristas”, reclama a corretora Marina das Graças, 60 anos.

Compartilhar notícia