metropoles.com

Mulher é estuprada enquanto sofria um aborto no Reino Unido

O caso foi relatado pela diretora da Latin American Women’s Aid, Yenny Aude

atualizado

Compartilhar notícia

istock
estupro
1 de 1 estupro - Foto: istock

Uma mulher foi vítima de estupro enquanto sofria um aborto no Reino Unido. Esse é apenas um dos diversos casos assustadores ocorridos com latinas traficadas para Inglaterra. As histórias foram contadas à BBC por Yenny Aude, diretora da Latin American Women’s Aid (Lawa, na sigla em inglês).

Em 2010, por volta das 11h, ela atendeu o telefonema de um policial alertando que uma mulher estava perdendo muito sangue e falava uma língua desconhecida. “Ele disse que haviam achado uma mulher em uma casa que estava envolvida com prostituição e tinha ferimentos muito graves porque havia sido muito maltratada”, relembra.

No local, Yenny percebeu que a vítima de 26 anos era colombiana. “Quando ela foi encontrada, estava pendurada e perdendo muito sangue. A mulher sofreu um aborto e foi estuprada ao mesmo tempo”, relata.

O caso ilustra o pesadelo de muitas mulheres que vão parar na Inglaterra desta forma. Como tantas outras, a vítima havia saído da Colômbia rumo à Espanha com a intenção de trabalhar, mas foi enganada.

A mulher foi levada a um abrigo que a Lawa mantém para latinas vítimas de violência de gênero na Inglaterra — o único do tipo na Europa. Seguiram-se meses de terapia e apoio emocional até que a jovem decidisse contar sua história.

A jovem disse que, quando não fazia algo que seus sequestradores queriam, tinha dentes ou fios de cabelo arrancados. Ela recebeu a ajuda necessária para se recuperar dos ferimentos e passou por uma cirurgia de reconstrução vaginal.

“Ela queria voltar a ser como era quando saiu da Colômbia. Mostrou uma foto e, quando comparei com a pessoa na minha frente, percebi que eram duas pessoas totalmente diferentes”, disse a diretora da Lawa.

Segundo Yenny, saber exatamente quantas mulheres foram traficadas no Reino Unido é difícil. O desafio é ainda maior porque muitas sobreviventes preferem não denunciar, o que dificulta o trabalho das autoridades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações