metropoles.com

Corte Europeia condena Rússia por massacre de 330 pessoas em 2004

A escola Beslan foi atacada por mil chechenos, ocasionando na morte de mais de 180 crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
massacre beslan rússia
1 de 1 massacre beslan rússia - Foto: Divulgação

A Corte Europeia de Direitos Humanos condenou nesta quinta-feira (13) a Rússia por “não ter tomado as medidas adequadas” para prevenir o ataque e a consequente morte de 330 pessoas na escola de Beslan, em 2004.

Por isso, estipulou que os russos precisarão pagar 3 milhões de euros em multa. Nenhum oficial, no entanto, foi condenado individualmente pela morte das pessoas.

Segundo os magistrados, o governo russo ainda errou nas atitudes tomadas durante o ataque. Durante o assédio à escola, os rebeldes chechenos tiveram mais de mil reféns, entre os quais muitas crianças, e as forças russas usaram “força desproporcional” para encerrar a ação.

Após o anúncio da sentença, o Kremlin afirmou que a decisão é “absolutamente inaceitável”. “Para um país que foi atacado por diversas vezes por terroristas e, infelizmente, a lista de tais países cresce regularmente, tais formulações são absolutamente inaceitáveis”, alfinetou o porta-voz do governo de Vladimir Putin, Dmitri Peskov.

Em setembro de 2004, a escola Beslan Número Um foi atacada por cerca de mil chechenos durante as festas do início do ano letivo. Os homens, que usavam coletes com bombas e estavam fortemente armados, fizeram cerca de mil reféns no local. Eles reivindicavam a independência do território checheno.

Após três dias de sequestro, forças russas invadiram a escola para libertar os reféns. Ao fim da ação, 330 pessoas – incluindo 186 crianças – foram mortas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?