metropoles.com

‘Sinto-me como a Cinderela’, diz Ban Ki-moon ao se despedir da ONU

A partir da meia-noite do dia 1º, ele já não será mais o secretário-geral da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Ministerie van Buitenlandse Zaken/Reprodução
Ban Ki-moon
1 de 1 Ban Ki-moon - Foto: Ministerie van Buitenlandse Zaken/Reprodução

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, brincou com centenas de diplomatas na sede da instituição, em Nova York, dizendo que ele se sente como a Cinderela, porque tudo vai mudar para ele a partir da meia-noite de amanhã.

“Amanhã, na noite do Ano Novo, eu estarei na Times Square para a descida da bola. Milhões de pessoas estarão assistindo enquanto eu perco meu emprego”, disse Ban com um largo sorriso.

Acompanhado pelos presidentes da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, o sul-coreano agradeceu aos trabalhadores da ONU, nesta sexta-feira, pelo trabalho duro e comprometimento durante seu mandato de 10 anos, que se encerra na meia-noite do dia 31.

Como a mais alta autoridade da ONU na última década, Ban promoveu um acordo global para combater a mudança climática, além de novas metas para a luta contra a pobreza e a desigualdade social. Mas ele parte em meio a conflitos contínuos na Síria, Iêmen, Sudão do Sul e Líbia.

Ban pediu para que os membros da equipe da ONU mantenham-se focados no avanço dos objetivos da instituição e trabalhem para resolver questões como mudança climática e empoderamento de gênero.

“Mantenham o foco nas pessoas, nos direitos das pessoas e na dignidade das pessoas”, disse. Ban será substituído pelo ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres, que inicia um mandato de cinco anos no domingo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?