metropoles.com

Seis pessoas são presas no Irã por ensinar e “promover” a zumba

As mulheres que fazem parte do grupo são acusadas de dançar em público sem o véu, cujo uso é obrigatório no país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
irã bandeira
1 de 1 irã bandeira - Foto: Reprodução

Quatro homens e duas mulheres foram detidos no Irã por ensinar e “promover” danças ocidentais, principalmente com aulas de zumba, declarou um responsável local da Guarda Revolucionária, citada nesta quarta-feira (9/8), pelo jornal Jamejam.

“Identificou-se a rede que ensinava e filmava danças ocidentais e seus membros foram detidos em Sharud”, disse Hamid Damgani, comandante local da Guarda Revolucionária, exército de elite do Irã.

“O grupo atraía garotos e garotas para ensinar danças ocidentais e os filmavam (…) para divulgar vídeos nas redes sociais, como Telegram e Instagram”, acrescentou. “Foram detidos pela Guarda Revolucionária enquanto estavam ensinando e filmando (…) com o objetivo de mudar o modo de vida das pessoas e promover que não se use o véu.”

As mulheres que fazem parte do grupo são acusadas de dançar em público sem o véu (chamado de hijab), cujo uso é obrigatório no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.

A zumba, uma mistura de exercícios aeróbicos e danças latinas, é normalmente praticada em estabelecimentos esportivos. O ensino de danças ocidentais costuma ser proibido no Irã, mas é uma restrição pouco respeitada.

Em 2014, foi detido um grupo de jovens que havia publicado nas redes sociais um vídeo no qual dançavam a música “Happy”, do cantor Pharrell Williams. Eles foram condenados à prisão, mas a pena não foi aplicada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?