*
 

Um documento da Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA, na sigla em inglês) divulgou que um dos ingredientes encontrados no creme de avelã Nutella tem grande potencial cancerígeno. O item em questão é o óleo de palma refinado, também conhecido no Brasil como azeite de dendê refinado.

O relatório, divulgado em 2016, provocou a ira da empresa que partiu para um contra-ataque. A companhia que produz o creme de avelã Nutella, a Ferrero, lançou uma campanha para assegurar o público que é seguro comer o produto e que fazê-lo sem o óleo de palma refinado pode diminuir a qualidade do item.

“Fazer Nutella sem óleo de palma poderia produzir um produto inferior, seria um passo para trás”, disse Vincenzo Tapella, diretor de vendas da Ferrero, à Reuters. Além disso, há um outro fator que não foi dito por Vincenzo, segundo o Daily Mail. A mudança de ingrediente causaria um custo extra de US$ 8 a US$ 22 milhões por ano.

De acordo a EFSA, o óleo de palma, quando refinado a temperaturas acima de 200ºC, tem maior potencial cancerígeno que outros óleos vegetais do mercado. Ainda segundo o relatório, ao aquecê-lo, ele libera glicidol, que está relacionado ao câncer.

Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de imprensa da Ferrero no Brasil diz que “a saúde e a segurança dos nossos consumidores são prioridades”.

Confira a nota na íntegra

“A saúde e a segurança dos nossos consumidores são prioridades para Ferrero e nós confirmamos que os produtos da Ferrero são seguros.

A EFSA (European Food Safety Authority) analisou a presença de contaminantes em um grande número de produtos e óleos, afirmando que a presença de contaminantes nos óleos depende das gorduras presentes e dos processos aos quais são submetidos.

É por esta razão que a Ferrero seleciona cuidadosamente matérias-primas de qualidade e aplica processos industriais específicos que limitam a sua presença a níveis mínimos, totalmente alinhados com os parâmetros definidos pela EFSA. Além disso, nossas equipes de Qualidade monitoram constantemente esses fatores e garantem a segurança alimentar de nossos produtos ao consumidor.

Além disso, a Ferrero lançou uma campanha na Itália para celebrar o seu aniversário de 70 anos, bem como a sua paixão pela qualidade na seleção e combinação dos melhores ingredientes, como o óleo de palma, cacau e avelãs”.

 

 

COMENTE

nutella
comunicar erro à redação