metropoles.com

Vaticano reforça proibição de cinzas de cremação mantidas em casa

A instrução também diz que não será permitida a dispersão das cinzas no ar, na terra, na água ou, ainda, em qualquer outro lugar

atualizado

Compartilhar notícia

GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PAPA/MISSA DE PÁSCOA/VATICANO
1 de 1 PAPA/MISSA DE PÁSCOA/VATICANO - Foto: GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta terça-feira (25/10), a Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé) publicou instrução que reforça a proibição de que as cinzas dos mortos sejam espalhadas, mas conservadas em cemitérios ou locais considerados sagrados.

A instrução “Ad resurgendum cum Christo”, assinada pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé,  cardeal Gerhard Müller, diz que “Para evitar qualquer tipo de equívoco panteísta, naturalista ou niilista, não será permitida a dispersão das cinzas no ar, na terra, na água ou, ainda, em qualquer outro lugar”.

A nota também indica que, com a manutenção de sepultura para os corpos em cemitérios e lugares sagrados, a tradição cristã pode ser mantida. Desde 1963, a Igreja Católica permite que os fiéis tenham a opção de cremar seus entes queridos. Porém, a sepultação ainda é a forma mais indicada.

A instrução também lembra que a Santa Sé não aceita que as cinzas sejam conservadas “sob a forma de recordação comemorativa em peças de joalharia ou noutros objetos”. Por isso, somente em “circunstâncias graves e excepcionais” é que as famílias podem manter os restos mortais em casa, sem a possibilidade de espalhá-la entre residências de parentes.

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações