metropoles.com

Venezuela proíbe manifestações que “prejudiquem” Constituinte

Segundo o governo, quem descumprir a medida será punido com penas de cinco a dez anos de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando LLano/AP/Estadão Conteúdo
manifestantes marcham nas ruas de Caracas em protesto silencioso
1 de 1 manifestantes marcham nas ruas de Caracas em protesto silencioso - Foto: Fernando LLano/AP/Estadão Conteúdo

O governo venezuelano anunciou que a partir desta sexta-feira (28/7) ficam proibidas as manifestações que possam afetar as votações de domingo para eleger os membros da Assembleia Constituinte e alertou que os “delitos eleitorais” serão punidos com penas de cinco a dez anos de prisão.

“Fica proibido em todo território nacional as reuniões e manifestações públicas, concentrações de pessoas e qualquer outro ato similar, que possam perturbar ou afetar o normal desenvolvimento do processo eleitoral”, afirmou o ministro de Interior, general Néstor Reverol, um dia antes de uma grande marcha opositora marcada para Caracas.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou para a sexta-feira uma mobilização batizada de “tomada de Caracas” como parte de sua pressão para que o governo de Nicolás Maduro desista de reformar a Constituição do país.

Além disso, também a partir de sexta-feira as Forças Armadas do país assumirão o controle de vários órgãos dos Estados e dos municípios até o fim do processo eleitoral de domingo. “Temos uma equipe de membros credenciados das Forças Armadas Nacional Bolivariana (…) que será responsável e terá controle operacional da polícia estadual e de 19 corpos policiais municipais”, disse Reverol em pronunciamento ao lado dos responsáveis pela Defesa e pelo Poder Eleitoral do país.

O ministro confirmou ainda que medidas comuns em dias de votação estarão em vigor no país, como o controle reforçado nos acessos fronteiriços, a proibição de venda de bebida alcoólica e o deslocamento de maquinário pesado. Reverol também ratificou a proibição da comercialização de artefatos pirotécnicos e de elevação com o uso de combustível sólido.

A eleição dos membros da Assembleia Constituinte está prevista para ocorrer em meio a numerosos atos de desobediência civil promovidos pela MUD para tentar impedir o processo, qualificado pelos opositores como fraudulento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?