metropoles.com

Turquia prendeu 32 mil desde golpe de Estado fracassado no país

“Pode haver novas detenções ou liberações, em função das provas e da informação reunida na investigação”, disse o ministro da Justiça turco

atualizado

Compartilhar notícia

Emrah Gurel/AP Photo
turquia
1 de 1 turquia - Foto: Emrah Gurel/AP Photo

As autoridades turcas detiveram 32 mil pessoas desde o fracassado golpe de Estado de julho, informou nesta quarta-feira o Ministério da Justiça do país. No total, 70 mil pessoas foram processadas e 32 mil detidas formalmente desde a tentativa de golpe de 15 de julho, disse o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, em entrevista à emissora privada NTV.

“Pode haver novas detenções ou liberações, em função das provas e da informação reunida na investigação”, disse o ministro. Bozdag também assegurou que a Turquia está construindo um tribunal especial nas proximidades de Ancara, capital do país, para processar os supostos golpistas.

O governo da Turquia afirma que o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, está por trás do fracassado golpe, que deixou mais de 270 mortos. Para as autoridades turcas, Gulen é líder de uma “organização terrorista”.

O ministro da Justiça disse que foi pedido às autoridades norte-americanas que prendam Gulen, em virtude do tratado de extradição entre as duas nações. O clérigo nega todas as acusações.

Mais de 50 mil funcionários foram retirados de seus postos, entre eles soldados, policiais, juízes e maestros, depois de decretos promulgados durante o período de estado de emergência implantado após o golpe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?