metropoles.com

Rússia não planeja romper laços diplomáticos com Ucrânia, diz ministro

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, culpou o governo da Ucrânia por recentes incidentes na Crimeia que causaram a morte de dois integrantes das forças de segurança russas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
The Presidential Press and Information Office
Vladimir Putin
1 de 1 Vladimir Putin - Foto: The Presidential Press and Information Office

A Rússia não tem intenção de romper laços diplomáticos com a Ucrânia e estuda a possibilidade de iniciar negociações, que envolveriam autoridades russas, ucranianas, francesas e alemãs, para resolver o conflito no leste ucraniano, afirmou nesta segunda-feira (15/8) o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Lavrov fez os comentários em coletiva de imprensa que se seguiu a um encontro com seu colega alemão de pasta, Frank-Walter Steinmeier.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, culpou o governo da Ucrânia por recentes incidentes na Crimeia que causaram a morte de dois integrantes das forças de segurança russas. Na ocasião, Putin sugeriu que a Rússia poderá desistir de um encontro planejado para ocorrer paralelamente a uma reunião do G-20, no começo do próximo mês.

Já o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, afirmou na semana passada que as relações diplomáticas entre Moscou e Kiev poderão ser suspensas se Putin assim desejar.

Lavrov, porém, disse acreditar que a situação não é para rompimento das relações diplomáticas. “Essa (seria) uma medida de última instância”, ressaltou.

Por outro lado, Lavrou repetiu hoje alegações de que a Ucrânia teria planejado uma operação de sabotagem na Crimeia que foi frustrada por forças russas.

Em 2014, a Rússia anexou o território da Crimeia, que pertencia à Ucrânia. Desde então, Moscou vem apoiando separatistas pró-russos de forma encoberta no leste ucraniano, em meio a um conflito que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), já causou a morte de quase 10 mil pessoas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?