metropoles.com

Nevasca causa fechamento de escolas e cancelamento de voos nos EUA

O Serviço Nacional do Clima emitiu alerta do fenômeno para oito estados, entre eles Nova York, Pensilvânia, New Jersey e Connecticut

atualizado

Compartilhar notícia

STEPHANIE KLEIN-DAVIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
STEPHANIE KLEIN-DAVIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
1 de 1 STEPHANIE KLEIN-DAVIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - Foto: STEPHANIE KLEIN-DAVIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A neve começou a cobrir cidades do nordeste dos Estados Unidos nesta terça-feira (14/3), quando uma tempestade de inverno com as características de uma nevasca chegou à região, levando autoridades a orientar as pessoas a ficarem em casa, as empresas aéreas a cancelarem voos e as escolas a suspenderem as aulas.

O Serviço Nacional do Clima emitiu alertas de nevasca para partes de oito estados, entre eles Nova York, Pensilvânia, New Jersey e Connecticut, prevendo até 60 centímetros de neve até o início desta quarta-feira (15) e temperaturas abaixo do normal para esta época do ano.

Cerca de 50 milhões de pessoas ao longo da Costa Leste estão sujeitas a avisos e alertas de tempestade ou nevasca. “Se precisam sair, façam-no pelo menor período de tempo possível… mas a melhor coisa é ficar dentro de casa”, disse o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, nesta segunda-feira (13).

O serviço de trens de superfície deve ser suspenso, e as autoridades de trânsito da área metropolitana nova-iorquina alertaram que mais rotas de ônibus e trens podem deixar de circular ao longo do dia.

“É um bom dia para ficar em casa”, disse o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, à rádio CBS. “Será uma situação bem perigosa.”

A Autoridade Portuária de Nova York e New Jersey deixou centenas de equipamentos de remoção de neve de prontidão nos três principais aeroportos da área de Nova York. Milhares de toneladas de sal e areia foram preparadas para vias de acesso aos aeroportos, estacionamentos, pontes e túneis.

Por precaução, as companhias aéreas já cancelaram mais de 7,7 mil voos antes da tempestade, de acordo com o serviço de monitoramento FlightAware.com. Os aeroportos com o maior número de cancelamentos foram o Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, e o Aeroporto Internacional Boston Logan.

Além disso, ao menos 650 partidas programadas para esta quarta também já foram canceladas, número que deve aumentar até que as companhias aéreas possam retomar suas atividades, afirmou o FlightAware.com.

A American Airlines  cancelou as chegadas para os três principais terminais de Nova York – Newark, LaGuardia e John F. Kennedy – e a JetBlue Airways relatou muitos cancelamentos. A Delta Air Lines cancelou 800 voos destinados a Nova York, Boston e outros aeroportos do nordeste nesta terça. A United Airlines disse que não terá operações em Newark e LaGuardia.

Os governadores de Nova York, Pensilvânia, New Jersey e Virgínia declararam estado de emergência.

Compartilhar notícia