metropoles.com

Trump deve recuar em plano de Obama para conter aquecimento global

Segundo o chefe da Agência de Proteção Ambiental, o presidente assinará nos próximos dias um decreto que desmonta o plano de seu antecessor

atualizado

Compartilhar notícia

PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Barack Obama RECEBE Donald Trump
1 de 1 Barack Obama RECEBE Donald Trump - Foto: PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nos próximos dias um decreto que desmonta o abrangente plano de seu antecessor, Barack Obama, para conter o aquecimento global. A informação foi dada neste domingo (26/3) pelo chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), Scott Pruitt.

A autoridade disse que o decreto que deve ser firmado na terça-feira irá desfazer o Plano de Energia Limpa do governo Trump, uma regulação ambiental que restringe as emissões de gases causadores do efeito estufa em usinas de energia movidas a carvão. A regra de 2015 está suspensa desde o ano passado, enquanto um tribunal federal de apelações considera um recurso de Estados favoráveis ao carvão, liderados por republicanos, e de mais de 100 companhias.

Em entrevista à rede ABC, Pruitt disse que a intenção de Trump é trazer de volta empregos dos mineiros e reduzir o custo da eletricidade nos EUA. Partidários do plano de Obama, entre eles alguns Estados democratas e grupos ambientais, argumentam que a iniciativa geraria milhares de empregos relacionados à energia limpa e ajudaria o país a cumprir as ambiciosas metas para reduzir a poluição estabelecidas no acordo internacional fechado em Paris no fim de 2015.

Pruitt disse neste domingo (26) que a iniciativa de Paris foi “um acordo ruim” porque foi muito leniente com China e Índia, que como os EUA estão entre os maiores produtores de gás carbônico. “Então nós nos penalizamos com a perda de empregos enquanto a China e a Índia tomam passos para resolver a questão internacionalmente. Portanto Paris foi apenas um acordo ruim, na minha avaliação”, afirmou o diretor da agência ambiental. (Com informações da Associated Press)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações