metropoles.com

Malásia: militante do EI suspeito de planejar ataque suicida é detido no país

Segundo o chefe de polícia, o homem confessou que planejava se explodir em um ataque depois de receber ordens de membros do grupo Estado Islâmico na Síria

atualizado

Compartilhar notícia

GEERT VANDEN WIJNGAERT/ASSOCIATED PRESS
BÉLGICA REALIZA OPERAÇÃO POLICIAL
1 de 1 BÉLGICA REALIZA OPERAÇÃO POLICIAL - Foto: GEERT VANDEN WIJNGAERT/ASSOCIATED PRESS

A polícia da Malásia informou ter detido um militante do Estado Islâmico suspeito de planejar um ataque suicida no país, disse o chefe de polícia nacional, Khalid Abu Bakar, neste sábado (16/1). Khalid informou que um malaio de 28 anos foi detido na sexta-feira (15) em uma estação de monotrilho em Kuala Lumpur. Segundo o chefe de polícia, o homem confessou que planejava se explodir em um ataque depois de receber ordens de membros do grupo Estado Islâmico na Síria.

Khalid afirmou em um comunicado que o homem também vinha pendurando bandeiras do Estado Islâmico em vários estados da Malásia para se opor à repressão do governo ao grupo militante no país. Em sua conta no Twitter, ele acrescentou que “armas e documentos sobre o Estado Islâmico foram apreendidos” quando o homem foi detido. Não foram informados mais detalhes sobre o suspeito ou sobre o ataque que ele supostamente planejava.

Mais três detidos
Separadamente, três malaios foram detidos na chegada ao aeroporto de Kuala Lumpur na segunda-feira (11) após a Turquia repatriar os dois homens e uma mulher lá detidos em 16 de novembro por tentar viajar para a Síria para se juntar ao grupo Estado Islâmico. Os três foram recrutados por meio do Facebook e do serviço de mensagens por telefone Telegram por um homem malaio que se juntou ao grupo militante na Síria, conforme o chefe de polícia.

Khalid disse nesta semana que a polícia elevou o alerta de segurança para o nível máximo após os ataques em Jacarta. A segurança foi aumentada em locais públicos, como shopping centers e pontos turísticos, com precauções adicionais tomadas em áreas de fronteira para impedir qualquer infiltração de suspeitos de terrorismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?