metropoles.com

Jornalistas da TV Record presos na Venezuela são liberados

Leandro Stoliar e Gilson Souza foram presos no sábado (11/2). Eles faziam reportagem sobre pagamento de propina da Odebrecht a autoridades

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
leandro stoliar record
1 de 1 leandro stoliar record - Foto: Reprodução/Twitter

Presos no sábado (11/2) por autoridades da Venezuela, os jornalistas da TV “Record” Leandro Stoliar e Gilson Souza foram liberados neste domingo (12/2). Eles prestaram depoimento em Maracaibo, capital do estado de Zulia, na sede do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional). Os dois faziam reportagem sobre propina paga pela Odebrecht a autoridades venezuelanas a respeito de uma obra.

Inacabado, o negócio envolvia a construção de uma ponte sobre o lago Maracaibo, iniciada ainda no governo de Hugo Chávez, em 2005. Segundo a assessoria de imprensa da “Record”, os jornalistas desembarcam em São Paulo nesta segunda (13/2), no Aeroporto de Guarulhos.

Dois ativistas venezuelanos, José Urbina e María Jose Túa, também foram presos pelas autoridades do país. As detenções aconteceram por volta das 12h de sábado (11/2), no estado de Zulia.

Por meio de nota, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) informou que todo o equipamento e material jornalístico produzido pela equipe foram apreendidos e que repudia veementemente a medida adotada pelo governo venezuelano. “Tal decisão é abominável e digna apenas de regimes ditatoriais que não aceitam o livre exercício da imprensa e temem a verdade”.

Com informações da “Agência Brasil” e do jornal “O Globo”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?