*
 

A Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) pode ter sido alvo de um novo escândalo de vazamento de informações, publicou nesta quarta-feira (5/10) a versão on-line do jornal “The New York Times”.

Segundo o diário, o FBI prendeu um suspeito de copiar e distribuir alguns dos sistemas e códigos usados para hackear governos estrangeiros. O detido teria agido em nome da empresa Booz Allen Hamilton, que é a responsável por muitas operações da NSA. A prisão teria ocorrido nestas últimas semanas com total discrição para evitar novos escândalos como o do ex-analista Edward Snowden, que divulgou à imprensa vários programas de espionagem do governo dos Estados Unidos.

Caso confirmada, esta seria a segunda vez que o sistema informático da NSA teria sido violado em três anos. A primeira, em 2013, deu origem ao escândalo “Datagate”, de Snowden, que comprometeu até a imagem do presidente Barack Obama. Mas, diferentemente de Snowden, que roubou e-mails, documentos e memorandos, o homem preso adquiriu os códigos altamente sigilosos que a agência norte-americana desenvolveu para “forçar” e “violar” os sistemas de inteligência de outros países, como Rússia, China, Coreia do Norte e Irã.

Snowden, que também era funcionário da Booz Allen, foi o responsável pelo maior vazamento de documentos secretos da história dos Estados Unidos e revelou que Washington havia interceptado e-mails e grampeado celulares de vários presidentes e líderes mundiais. Em agosto de 2013, Snowden entrou em território russo e obteve asilo para fugir da Justiça norte-americana.

 

 

COMENTE

FBIEdward SnowdenNSA
comunicar erro à redação