metropoles.com

Escola troca punições por meditação e alcança resultados incríveis

Método inovador da escola primária Robert W. Coleman consiste em convidar os alunos que seriam postos de castigo a refletir e se acalmar praticando exercícios de meditação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

Quando um aluno começa a se comportar mal dentro de sala, a recomendação na maioria das escolas é ameaçá-lo com castigos e punições a fim de fazê-lo parar. Mas esse método, além de ser pouco eficiente, não incentiva a criança a refletir sobre seus atos e desperdiça o tempo de ensino. Pensando em como reverter esse cenário, uma escola de Baltimore, nos Estados Unidos, tem alcançado resultados incríveis aplicando uma técnica radicalmente oposta.

A estratégia da escola primária Robert W. Coleman consiste em convidar os alunos que seriam postos de castigo a refletir e se acalmar praticando exercícios de meditação. No lugar de uma sala cinza e tediosa, há um local decorado com luminárias e almofadas, onde o aluno exercita técnicas de respiração e meditação, a fim de se centrar para, enfim, explicar o que aconteceu.

Reprodução

A sala de meditação, porém, não é utilizada somente por estudantes que apresentaram mal comportamento. Turmas inteiras a utilizam para práticas de meditação e yoga como parte da grade escolar. Os alunos tomaram tanto gosto pelos novos exercícios que têm levado o hábito para casa.

É válido ainda ressaltar que Baltimore é uma cidade conhecida por seus problemas sociais.“Os pais comentam com a gente que volta e meia estão estressados em casa, e os filhos os convidam a se sentar, se acalmar e respirar”, afirma Andres Gonzales, da fundação Holistic Life, parceira da escola no projeto, segundo o site Hypeness.

Reprodução

A iniciativa também ensina as crianças sobre meio ambiente e agricultura, apresentando uma nova, interativa e multidisciplinar forma de pensar e estudar. Os resultados obtidos são de saltar os olhos: os níveis de suspensão, punição e expulsão caíram a zero na escola – e, pelo visto, o comportamento em casa também melhorou consideravelmente.

Projetos como esse, de fato, visam não só educar os alunos, como também transformar a vida das crianças. As ações são focadas em criar adultos melhores, mais íntegros e humanos, além de só ensinar fórmulas e truques que buscam única e exclusivamente a aprovação em uma boa universidade. Será que escolas dinâmicas e inovadoras assim serão o nosso futuro, abolindo as tradicionais e quadradas instituições de ensino?

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?