metropoles.com

Corruptos podem ser excomungados da igreja católica, diz Vaticano

A medida é discutida por um grupo criado para o Debate Internacional sobre a Corrupção. Na prática, católicos podem ser expulsos da religião

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: null

Em anúncio feito neste sábado (17/6), o Vaticano informou que estuda a possibilidade de excomunhão de católicos que integram máfias e organizações criminosas. A medida é discutida por um grupo criado para o Debate Internacional sobre a Corrupção, realizado na quinta-feira (15/6).

Cerca de 50 integrantes de grupos antimáfia e anticorrupção, bispos e outros integrantes da igreja, além de líderes de movimentos, embaixadores e jornalistas participaram do encontro. Segundo a nota divulgada pelo Vaticano, o Cardeal Peter Turkson explicou que o objetivo da reunião é evitar que as pessoas “pisem, neguem e perturbem a dignidade das outras”.

O documento diz ainda que é preciso “aumentar a conscientização e identificar passos concretos que podem ajudar com as políticas e leis que impedem qualquer tipo de corrupção, porque a corrupção é como um verme que se infiltra nos processos de desenvolvimento para os países pobres ou em países ricos, que estraga a relação entre as instituições e entre as pessoas”.

0

Com base nesse posicionamento, o grupo está produzindo um texto que vai orientar os trabalhos e as iniciativas futuras da igreja. A tendência é que sejam favoráveis à excomunhão dos envolvidos nos crimes de corrupção e máfia, ou seja, essas pessoas seriam expulsas da religião.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?