metropoles.com

Aquecimento global é agravado em 2015, diz relatório anual

O ano de 2015 foi proclamado como o mais quente já registrado, a África do Sul observou a maior temperatura já registrada em outubro (48,4 graus Celsius)

atualizado

Compartilhar notícia

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
sol2-840×577
1 de 1 sol2-840×577 - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O aquecimento global piorou no ano passado, quebrando dezenas de recordes climáticos, de acordo com um relatório conhecido por cientistas como o exame anual do planeta.

Logo após o fim de 2015, o ano foi proclamado como o mais quente já registrado. O novo relatório mostra a extensão de outros recordes da saúde climática da Terra. Isso inclui um recorde de energia absorvida pelos oceanos e a diminuição do volume de aquíferos em todo o planeta, de acordo com o relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

“Eu acho que o momento de chamar o médico foi anos atrás”, disse o chefe de monitoramento do clima da NOAA, Deke Arndt. “Estamos com sintomas múltiplos”, completou.

O relatório de Estado do Clima de 2015 examinou 50 aspectos diferentes do clima, incluindo um derretimento dramático do gelo do Oceano Ártico e de glaciares em todo o mundo. Dezenas de países tiveram o ano mais quente da história, incluindo a Rússia e a China. A África do Sul observou a maior temperatura já registrada em outubro (48,4 graus Celsius).

Cientistas também disseram que a mudança climática afetou as populações de morsas e pinguins e tiveram um papel importante na multiplicação de algas perigosas. Houve poderosas ondas de calor no mundo todo, como as que mataram milhares de pessoas na Índia e no Paquistão.

O cenário sombrio se deve em parte à combinação do fenômeno natural El Niño e o crescente impacto das atividades humanas, dizem os envolvidos na pesquisa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?