metropoles.com

Lua de Júpiter pode ter vida, afirma Nasa

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) afirmou, após estudos, que pode existir vida em uma da luas de Júpiter (são 63 no total), chamada de Europa. De acordo com a pesquisa, o balanço químico dos oceanos do satélite é muito parecido com o da Terra. O estudo, publicado na Geophysical Research Letters, descobriu ainda que a […]

atualizado

Compartilhar notícia

Nasa/Reprodução
1 de 1 - Foto: Nasa/Reprodução

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) afirmou, após estudos, que pode existir vida em uma da luas de Júpiter (são 63 no total), chamada de Europa. De acordo com a pesquisa, o balanço químico dos oceanos do satélite é muito parecido com o da Terra.

O estudo, publicado na Geophysical Research Letters, descobriu ainda que a produção de oxigênio tanto na Terra quanto na lua é cerca de 10 vezes maior que a de hidrogênio, favorecendo o surgimento de vida.

Além disso, a Europa possui fissuras na crosta, cinco vezes maiores que a da Terra. Isso é importante porque os nossos oceanos produzem hidrogênio e calor quando a água salgada do mar penetra nessas fissuras e reage com minerais.

A Agência Espacial Europeia pretende estudar as luas de Júpiter em 2020. A ESA assinou um contrato de 350 milhões de euros para construir uma sonda.

Compartilhar notícia