metropoles.com

Britânico com raro tipo de epilepsia fala com a mãe pela primeira vez

Através de um sistema inovador, o adolescente James Walker pode se comunicar e alertar a mãe em caso de ocasionais convulsões causadas por sua enfermidade

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / BBC
1 de 1 - Foto: Reprodução / BBC

“É surpreendente ouvir seu filho falar pela primeira vez, ainda que seja por computador. Eu fiquei arrepiada.” Esse foi o relato aliviado de Gina Walker, mãe do adolescente de 16 anos James Walker, após ouvir do filho a frase “oi, mãe” gerada por um computador. Portador da síndrome de Lennox-Gastaut, um tipo raro de epilepsia caracterizado por convulsões frequentes que não são melhoradas com medicamentos, James nunca havia conseguido falar na vida.

Reprodução / BBC

A enfermidade, além de causar várias convulsões por dia, o deixou sem capacidade de locomoção e com um transtorno de aprendizagem severo. Agora, através de um modelo de computador chamado Tobii Eye Gaze, o jovem pode se comunicar usando os olhos como cursor, clicando em palavras e imagens para construir frases.

O sistema é até 20 vezes mais rápido do que o usado pelo físico Stephen Hawking, conhecido por transmitir uma letra por vez. O computador portátil auxilia James a desenvolver um vocabulário até então inexistente, podendo alertar a mãe caso haja alguma convulsão, e outras possibilidades como controlar as luzes do quarto e a TV. “Toda convulsão é perigosa, por isso, se consigo evitar que sejam muito intensas, é algo valioso”, explica a mãe de James.

Reprodução / BBC

O sistema, apesar de inovador, chega a custar 12 mil libras (cerca de RS$ 70 mil). Para que James tivesse acesso ao computador, David Hoyle, amigo da família, criou o evento James Walker 100, para arrecadar fundos através de maratonas e jantares beneficentes. Hoyle e sua equipe bateram a meta e conseguiram comprar mais cinco equipamentos iguais para a escola do adolescente.

Compartilhar notícia